Engenharia Clínica apresenta Plano de Gestão de Tecnologias do Hospital Regional Costa do Cacau

 

O setor de Engenharia Clínica (EC), em parceria com o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), apresentou, na última terça-feira (30), o Plano de Gestão de Tecnologias para coordenadores de diversas áreas da assistência hospitalar. Durante o encontro, as orientações foram repassadas por Thiago Lima, engenheiro clínico da unidade.

O profissional de engenharia assegurou que o intuito da reunião foi apresentar as atividades pertinentes à gestão do seu setor no hospital. “Iniciamos nossa apresentação conceituando a Engenharia Clínica e suas práticas gerenciais às tecnologias de saúde, proporcionando uma melhoria nos cuidados aos pacientes”, disse.

Thiago Lima destacou atividades imprescindíveis na gestão de equipamentos médicos hospitalares (EMCs). “Abordei a fundamental importância do inventário do parque tecnológico junto a equipe de Patrimônio, apresentei a estrutura técnica que compõe a nossa equipe na unidade, ainda informei sobre a responsabilidade diante do gerenciamento da entrada e instalação dos equipamentos médicos”, contextualizou.

Outra questão apresentada durante o treinamento, foi que a instrução para utilização dos equipamentos médicos pela equipe assistencial é orientada pela EC. “Alguns fatores que explicam a necessidade dessas orientações são: cronograma, que considera a rotatividade de colaboradores e principais equipamentos utilizados, aquisição de novos EMCs e necessidade percebida através da verificação de falhas ocorridas”, explicou o engenheiro.

“Continuamos com abordagens de escalas de prioridades no atendimento às manutenções corretivas. Além disso, esclarecemos sobre manutenção preventiva, corretiva e calibração. Aplicação de checklist e cronograma, desativação de equipamento e tecnovigilância”, complementou.

Ao final da capacitação foram apresentados gerenciamento de riscos, plano de contingência e serviços terceirizados. “A gestão em qualidade na Engenharia Clínica tem como objetivo melhorar o controle dos equipamentos. A nossa presença efetiva pode garantir a melhoria dos fluxos internos, a qualidade dos serviços em saúde, segurança para pacientes e usuários, tudo isso se torna possível com a parceria e colaboração da equipe assistencial”, concluiu Thiago Lima, engenheiro clínico do HRCC.

 

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2017 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.