Direção do Hospital 2 de Julho promove treinamento para  equipe de enfermagem

 

 

A direção do Hospital 2 de Julho através Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) realizou nesta quinta-feira, 19, mais um treinamento sobre  prevenção, uso de EPI’s, orientações sobre  combate a incêndios, desta vez com a equipe de Enfermagem .

O treinamento realizado pelo Técnico de Segurança, Daniel Ramos,  tratou de  vários aspectos relacionados à prevenção de acidentes ocupacionais e à saúde dos profissionais que atuam na unidade,  tipos de acidentes de trabalho, metodologia de investigação e análise de causas de acidentes do trabalho na área de Saúde, e ainda os riscos biológicos a que estão expostos os trabalhadores, dentre outros.

Ramos  destaca que todas as atividades profissionais que possam imprimir algum tipo de risco físico para o trabalhador devem ser cumpridas com o auxílio de EPIs – Equipamentos de Proteção Individual, que incluem óculos, protetores auriculares, máscaras,  capacetes, luvas, botas, cintos de segurança,  e outros itens de proteção.

“ O uso do EPI é fundamental para garantir a saúde e a proteção do trabalhador, evitando consequências negativas em casos de acidentes de trabalho. Além disso, o EPI também é usado para garantir que o profissional não será exposto a doenças ocupacionais, que podem comprometer a capacidade de trabalho e de vida dos profissionais durante e depois da fase ativa de trabalho”, informou Daniel Ramos.

No Hospital 2 de Julho, a equipe elabora um estudo sobre os  riscos ocupacionais da unidade. Esse tipo de trabalho facilita a identificação dos perigosos , por exemplo, e ajuda a empresa a reduzi-los ou neutralizá-los.

Entenda – Estabelecido no artigo 162 da Consolidação das Leis do Trabalho e regulamentado pela Norma Regulamentadora 04, o SESMT é composto por uma equipe de profissionais preocupados em proteger a saúde e a integridade física dos trabalhadores.

É também  de responsabilidade do SESMT,  o Programa de Controle Médico em Saúde Ocupacional (PCMSO), pelo qual o médico do trabalho tem total condição de obter informações necessárias para elaboração do prontuário do funcionário, desde sua contratação, manutenção e suporte durante toda sua vida laboral na empresa, até seu desligamento. Outra diretriz do SESMT é o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), em que constam todos os riscos e possíveis exposições laborais, bem como, descrição dos cargos, dos setores, meios de prevenção e equipamentos de proteção individual ou coletivos a serem utilizados para cada atividade.

 

 

 

 

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital