Dia Mundial do Rim é lembrado com atividades no Hospital Alayde Costa

O Dia Mundial do rim é comemorado no dia 12 de março. Como forma de reforçar a importância de todos estarem alertas a sinais que podem indicar que algo não vai bem, a Comissão de Humanização e o serviço de Nefrologia do Hospital Alayde Costa promoveu hoje (12), uma série de atividades com pacientes da unidade.

A coordenadora do Serviço de Nefrologia do Hospital Alayde Costa, Fernanda Nogueira, informou que a intenção das ações promovidas no Dia Mundial do Rim é alertar e conscientizar as pessoas sobre os casos de doenças renais, principalmente as crônicas, cujos pacientes têm que ser submetidos a sessões de hemodiálise continuamente.

Conheça – O Centro de Hemodiálise localizado no subúrbio de Salvador, inaugurado dia 29 de agosto, no Hospital Alayde Costa (HAC), além de realizar serviços de diagnóstico e acompanhamento, disponibiliza 35 máquinas, divididas em duas salas e com capacidade para atendimento de 260 pacientes por mês, sendo 50 deles em casa. O serviço de Hemodiálise do HAC é o 34º estabelecimento habilitado pelo SUS na Bahia a realizar esse tipo de procedimento. Além do atendimento realizado no local, o Centro disponibiliza o acompanhamento de 50 pacientes em regime de diálise peritoneal domiciliar.

A unidade é composta por uma equipe multiprofissional com médicos nefrologistas, psicólogas, assistentes sociais, técnicos, enfermeiros, além de um laboratório de análises clínicas.

Importante destacar que o serviço no Centro de Hemodiálise está credenciado na rede SUS para atendimento gratuito, atendendo pacientes de Salvador e municípios do interior, o que traz mais conforto e segurança para doentes renais, que enfrentam um processo de hemodiálise por cerca de 3 a 4 horas por sessão.

Para serem atendidos no hospital, os pacientes precisam ser regulados, através da Central de Regulação do Estado.

Avaliação – O paciente Josevaldo Silva, 60 anos, faz hemodiálise no Hospital Alayde Costa e garante que o serviço é muito bom. “Estou feliz em participar dessa reunião, porque a gente precisa estar bem informado. Sou atendido no Centro de Hemodiálise há 6 meses e estou satisfeito com o atendimento”.

Participaram das ações no Dia Mundial do Rim a psicóloga Juliana Trindade; assistente social Elenilce Alcântara e a gerente de enfermagem Marianna Cerqueira.

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital