ALERTA! Equipe da UPA São Marcos inicia ações no Novembro Azul

Outubro foi o mês dedicado às mulheres para a prevenção contra o câncer de mama, durante a campanha Outubro Rosa. Agora é a vez de os homens se prevenirem contra o câncer de próstata, com a campanha Novembro Azul.

A cada hora, sete homens recebem o diagnóstico de câncer de próstata no Brasil, de acordo com as estimativas de incidência do Inca para 2018 (68.220 casos/ano).

Na Unidade de Pronto Atendimento de São Marcos, a equipe abraçou a campanha e está envolvida, alertando colaboradores, pacientes e acompanhantes sobre a doença mais comum entre os homens: O câncer de próstata – que é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. Somente entre 2016 e 2017, 61,2 mil novos casos foram estimados pelo Inca.

Camila Moreira, gerente municipal de Saúde está participando das atividades na UPA e parabenizou a direção da unidade e todos os envolvidos. Ela reforça a importância de divulgar a Campanha Novembro Azul.

“Esse mês chega com um alerta para os homens e a prevenção, já que o sucesso do tratamento depende do estágio em que a doença é diagnosticada, quando uma enfermidade é descoberta cedo, as chances de cura são muito maiores”.

O motorista da UPA, Guilhermino Fonseca, garante que a prevenção é o melhor caminho para evitar doenças.

“Prevenir o câncer de próstata é muito importante, faço há 8 anos todos os exames porque sei que precisamos nos cuidar. Sei que muitos homens não realizam por vergonha, mas, isso é a maior bobagem porque a prevenção é essencial para nos mantermos com saúde”.

Daniel Ramos, técnico de segurança do trabalho, destaca que a prevenção precisa ser a grande aliada do dia a dia.

“Na minha profissão, a prevenção é um assunto bastante presente e quando falamos em saúde precisamos ficar ainda mais atentos. O Novembro Azul chega pra redobrar nossa atenção e aqui na UPA, esse mês será de orientações e esclarecimentos”.

Edgar Ribeiro, técnico em radiologia, acrescenta a opinião dos colegas de trabalho. “Realmente precisamos ficar atentos com nossa saúde, realizando exames de rotina podemos prevenir uma série de doenças e o Novembro Azul chega para fazer mais um alerta”.

Sintomas – O câncer de próstata se manifesta de forma silenciosa, por isso, é essencial que o homem faça exames regularmente. Em fases iniciais, a doença é assintomática. Em estágios mais avançados, o indivíduo pode ter dificuldade para urinar, alterações da frequência urinária e, ainda, ter sangue nas fezes ou urina, ou dores ósseas quando já em situação de metástase (quando o câncer se espalha para outros órgãos). Quando há suspeita do câncer de próstata, seja pelo exame de toque retal, seja pela dosagem sanguínea do PSA (antígeno prostático específico), pode se indicar a biópsia prostática, exame feito sob sedação, guiado por ultrassonografia. Caso se confirme a doença, as alternativas de tratamento devem ser discutidas individualmente com cada paciente, dependendo da agressividade da doença, da idade e da condição de saúde do paciente.

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital