Adoção de protocolos sinaliza retomada captação de órgãos no Hospital Regional Costa do Cacau

A chegada da pandemia da Covid-19, no primeiro trimestre de 2020, afetou a diretamente a captação de órgãos no Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus. A emergência sanitária provocada pelo novo coronavírus fez a Coordenação do Sistema Estadual de Transplantes (COSET) da Bahia recomendar a reorganização das ações de doação de córneas de doadores com morte constatada por critérios cadiorrespiratórios (coração parado).
As entrevistas com familiares para doação de órgãos nos municípios do interior do Estado também foram ajustadas por motivo de segurança sanitária. Porém, diante desse cenário, o estoque de córneas diminuiu para atender urgências, então a COSET adotou medidas para diminuir o impacto das atividades de transplantes na Bahia.
O HRCC segue a orientação da coordenação estadual, resguardando o nível máximo de segurança no serviço de captação, inclusive com ajustes necessários para o fluxo desse procedimento. É feita a coleta do material biológico do doador, por meio do exame PCR, para detecção da Covid-19, caso o teste apresente resultado negativo a doação prossegue, caso positivo a captação é suspensa.
De acordo com o enfermeiro Ronaldo Vital Pereira, coordenador do Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do HRCC, “é realizado o preenchimento do formulário contendo as informações do potencial doador para ser encaminhado ao Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN) Bahia”.
Ronaldo Pereira disse que o aumento do número de pessoas na fila de espera que aguardam doação, fez com que o Banco de Olhos da Bahia desse continuidade às atividades de captação de doador coração parado. “Sempre estamos atentos as orientações da Sesab e aos cenários apresentados na pandemia, durante esse período aqui no HRCC participamos de diversos treinamentos online, inclusive com nossas equipes, sobre como realizar a avaliação clínica e epidemiológica, com o preenchimento da ficha de triagem para descartar a captação de doador positivado para Covid-19”, destacou.

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital