Ações integradas melhoram acolhimento entre familiares e pacientes no Hospital Costa do cacau

Os setores de Serviço Social e Psicologia do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, realizam ações integradas para acolher familiares e pacientes também da Unidade Covid-19. Esse atendimento especial tem como objetivo garantir o acolhimento humanizado durante a pandemia.

Profissionais dessas duas áreas se uniram para fortalecer suas atividades de assistência social e orientação psicológica, em um momento delicado. O paciente acometido pela Covid-19, internado na ala específica para tratamento da doença, não pode receber visitas presenciais de parentes e amigos.

Por esse motivo, esse acolhimento diferenciado, acontece desde o primeiro momento, com a entrada do paciente. Assistentes sociais e psicólogos fazem vistas diárias aos pacientes para amenizar as dores emocionais e sociais causadas pelo distanciamento entre os pacientes e suas famílias.

Toda essa atividade integrada visa melhorar a relação paciente, família e unidade hospitalar para que se torne mais harmônica, ajudando na recuperação do enfermo.

De acordo com Maria das Graças dos Santos Souza, assistente social do HRCC, no momento de visitas no leito, ocorre o diálogo e transmissão de recados dos familiares para os pacientes. “Dessa forma, a gente consegue amenizar a angústia causada por esse distanciamento. Precisamos ser os mediadores desse diálogo, os interlocutores entre a família e o paciente, assim, as famílias se sentirão mais acolhidas”, destacou.

A assistente social sinaliza que a ideia é a humanização e o acolhimento mais amplos aos familiares e pacientes durante o internamento. “A família recebe informações sobre as normas internas da unidade. Como é esse processo de contato, com o hospital e a família, como passamos as informações sobre o paciente, pelas equipes de Psicologia e Serviço Social, atendendo necessidades dos pacientes e seus familiares”, relatou.

O médico Almir Gonçalves, diretor assistencial do HRCC, afirma que, assim como todas as equipes do hospital, os setores de Serviço Social e Psicologia, sempre oferecem os melhores serviços na assistência humanizada. “Sempre que temos interações entre nossos profissionais de diversas áreas, potencializam, ainda mais, a qualidade dos nossos serviços”, informou.

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital