Ações de controle garantem medicação certa aos pacientes do Hospital Regional Costa do Cacau

O controle dos medicamentos administrados aos pacientes, o acompanhamento de perto da evolução clínica de cada pessoa internada, a política de comunicação interna e a preocupação com reabastecimento das quatro farmácias são algumas das ações que vêm colocando o Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus, como uma das unidades públicas de saúde de referência na Bahia. Essa é avaliação do diretor técnico do HRCC, o médico Matheus Rocha Luz.

O diretor explica que são adotadas as medidas rígidas de controle de gestão de material para evitar que os pacientes façam a ingestão de uma medicação errada. Para assegurar que a pessoa internada tome o remédio no horário certo e na quantidade adequada, o hospital conta com uma máquina de fracionamento onde são etiquetados os nomes dos medicamentos e de cada paciente.

Outra preocupação no HRCC, segundo o médico, é com a política de reabastecimento para que nunca falte nenhum item no estoque. Segundo ele “as quatro farmácias estão sempre abastecidas não só com medicamentos, mas também com todo o material usado nos procedimentos mais complexos”.

Para o diretor, essas ações estão colocando Hospital Costa do Cacau como um dos mais procurados na Bahia. “Somente em fevereiro houve aumento de 200% no número de atendimentos, com a realização de 4.381 procedimentos, incluindo mais de 500 cirurgias”, destacou.

O secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, que esteve na última sexta-feira no HRCC para inaugurar 10 novos leitos de UTI, garantiu que o compromisso do Governo do Estado é continuar investindo na saúde e verificando a qualidade do atendimento em todas as unidades de saúde da Bahia.

A unidade de saúde possui 184 leitos, dos quais 154 destinados à internação e cirúrgicos e 30 exclusivos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto. Além disso, conta com ambulatório, centro cirúrgico, parque de bio imagem completo, com equipamentos de última geração, incluindo ressonância magnética e tomógrafo.

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital