Ação alerta para prevenção de infecções no Dia Mundial da Higienização das Mãos no Hospital Regional Costa do Cacau

 

Uma árvore simbólica foi montada, em um painel, com as marcas de tinta das palmas das mãos de funcionários do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, para celebrar o Dia Mundial da Higienização das Mãos, na última sexta-feira, dia 05 de maio.

A data comemorativa referente a esta temática foi estabelecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2009, ocorrendo anualmente, em muitas instituições, principalmente na área da saúde, com o objetivo de conscientizar sobre a importância da higienização das mãos na prevenção de infecções.

A atividade realizada no HRCC teve organização das comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), com o tema principal “Mãos limpas salvam vidas” e contou com o apoio do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT).

De acordo com enfermeira Ana Paula Lavigne, da CCIH, o momento realizado teve o intuito de sensibilizar a comunidade hospitalar para relevância da prática de higienização das mãos.

“A dinâmica da árvore e as nossas orientações buscaram estimular a adesão da higienização das mãos, aumentar o consumo de preparação alcoólica para higienização das mãos por paciente/dia e reduzir a incidência de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) por transmissão cruzada” explicou.

O enfermeiro Vitor Hugo Lopes, também da CCIH, apontou que o treinamento também abordou o ciclo de debate em medidas de controle e prevenção de infecções hospitalares. “Reforçamos nossas orientações sobre IRAS, atribuições da nossa comissão e ressaltamos a importância da contribuição do profissional de saúde para prevenção de infecções hospitalares”, disse.

A diretora operacional do HRCC, Cristine Camara, participou da atividade e elogiou a criatividade da equipe na aplicação da dinâmica durante o treinamento. “A atividade realizada, em parte de maneira lúdica, reforçou que higienização das mãos é uma prática essencial em todos os ambientes de saúde e deve ser realizada com frequência e de forma correta, evitando possíveis contaminações e infecções”, destacou.

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital