Hospital de Cirurgias do Recôncavo diminui fila de cirurgias e transferências para Salvador caem

 

O número de pacientes do Recôncavo Baiano que necessitam de transferência para realização de cirurgias em hospitais da capital está diminuindo consideravelmente. Um dos motivos é a agilidade do Hospital de Cirurgias do Recôncavo (HCR), reaberto pelo Governo da Bahia, há quase um ano no município de Sapeaçu.

Raimundo Santos que realizou um cirurgia de hérnia, garante que o hospital é referência em agilidade e bom atendimento. “Estava há meses esperando que minha cirurgia fosse marcada e nada. Busquei informações e soube que aqui havia uma hospital em Sapeçu que estava fazendo. Em pouco tempo resolvi tudo, passei pelo clínico, fiz exames e já realizei a cirurgia”, afirmou.

Para Ivonete Santos, o Sistema Único de Saúde (SUS) tem conseguido salvar muitas vidas. “Fiquei muito satisfeita por ter realizado minha cirurgia de varizes aqui, já tinha ouvido falar bem, mas confesso que não acreditei, afinal a gente ouve falar tão mal da saúde. No entanto, quero dizer que aqui é uma maravilha; agradeço ao Governo da Bahia por colocar em funcionamento esse hospital, a toda equipe que aqui trabalha, porque são excelentes profissionais”.
O HCR é um projeto de iniciativa do Governo do Estado em parceria com a prefeitura e com o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar (IBDAH), responsável pela gestão da unidade.

José Antônio Sousa, superintendente do IBDAH, explica que o objetivo maior da unidade é diminuir as filas de espera pelas cirurgias eletivas, que envolve procedimentos de complexidade. “Sabemos que a fila de pacientes é crescente, a cada dia chegam novos pacientes e com a iniciativa do Governo da Bahia em reativar o HCR, estamos atendendo um número bem significativo de pacientes do a”, explicou Sousa.

 

Resolutividade
Com a agilidade nos procedimentos, o HCR apresenta alto índice de satisfação, com uma média de 98% dos pacientes satisfeitos. Ciro Saraiva, morador da cidade de Campinas, em São Paulo, confirma a satisfação da cirurgia de colecistectomia. “A operação foi um sucesso. Fui muito bem atendido e jamais imaginei fazer minha cirurgia em um município pequeno, já que moro em uma cidade grande. Esse hospital é de primeiro mundo”, elogiou Saraiva.
O secretário de Saúde de Mutuípe, André Eloy, assegura que o HCR está agilizando um número significativo de cirurgias.

“Reconheço a importância histórica do hospital na assistência aos usuários do SUS. Um dos grandes gargalos do nosso sistema de saúde está justamente nas cirurgias eletivas. E o novo perfil assistencial do Hospital de Cirurgias do Recôncavo vem acolhendo as demandas reprimidas, notadamente do território do Reconvale. Foi acertada a decisão do Governo do estado e do IBDAH no que diz respeito a reabertura do HCR; a estratégia de implantação de um hospital para procedimentos cirúrgicos eletivos tem reduzido significadamente as filas e aumentando a resolutividade”, afirmou Eloy.

O agendamento para a realização das cirurgias eletivas é feito através das secretárias de Saúde que enviam as demandas para a direção do hospital, e assim são agendados e realizados com a maior brevidade possível. No HCR são realizadas as cirurgias: Varizes unilateral e bilateral, hemorroidectomia, colecistectomia / vesícula hernioplastia, epigástrica, hernioplastia incisional, hernioplastia inguinal / crural, hernioplastia umbilical, histerectomia c/ anexectomia (uni / bilateral), histerectomia total, miomectomia, exérese de glândula de bartolin,  entre outras.

 

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital