Na última sexta-feira (13), o Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, promoveu um treinamento sobre cuidados de enfermagem com drogas vasoativas administradas em pacientes. A discussão sobre o tema teve como palestrante o enfermeiro Carlos Vitório de Oliveira, integrante do NEPS.
Participaram da capacitação, profissionais da enfermagem que trabalham nas enfermarias do primeiro e do segundo andar da unidade hospitalar. Esses medicamentos, abordados durante o treinamento, são fármacos amplamente utilizados, indicados para o suporte farmacológico, em curto e médio prazos, para a reversão de situações graves, melhorando o prognóstico dos pacientes, assegura a enfermeira Adrielle Acássia, do NEPS.
Durante a capacitação, o enfermeiro Carlos Vitório de Oliveira, orientou sobre o conteúdo abordado, instruindo os enfermeiros das especificidades desse grupo de fármacos, bem como o manejo de quadros clínicos do paciente crítico com instabilidade hemodinâmica, que necessita do suporte das drogas vasoativas.
“Esses fármacos são de extrema importância e têm a finalidade de evitar a piora e a perpetuação das disfunções orgânicas. Destaque para via de administração e como realizar a infusão, quais das drogas são fotossensíveis e as dosagens com respostas terapêuticas, especificando as classes vasopressoras, vasodilatadores e os inotrópicos. Esses cuidados são imprescindíveis para o cotidiano da equipe de enfermagem”, concluiu Carlos Vitório.