Agentes operacionais de Higienização, Rouparia e Coleta do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, participaram de uma capacitação referente ao programa de educação continuada da unidade, na última terça-feira (27). Na ocasião, foram aplicados treinamentos de higienização das mãos, biossegurança e Suporte Básico de Vida (SBV).
A enfermeiras Bárbara Kruschewsky, do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), Hercília Bonfim da Silva, coordenadora da Higienização e o enfermeiro Vitor Hugo, da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) ministraram as palestras com as orientações repassadas para os funcionários presentes na atividade. O treinamento de conteúdo teórico-prático também atende as diretrizes do NEPS do HRCC.
De acordo com a enfermeira Hercília Bonfim da Silva, a abordagem para higienização das mãos teve foco na prevenção dos riscos de transmissão de microrganismos patogênicos e de contaminação ambiental. “Referente a biossegurança, orientamos para o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) como forma de prevenir o contágio de infecções durante as atividades laborais”, informou.
A enfermeira Bárbara Kruschewsky disse que o treinamento em suporte básico de vida tem a perspectiva de capacitar todos os profissionais da unidade hospitalar. “Independente da área de atuação, para que mesmo em situações extra-hospitalares, eles saibam como conduzir uma síncope (perda súbita e transitória da consciência secundária), uma PCR (parada cardiorrespiratória), aumentando a chance de sobrevida e diminuindo as sequelas desses agravos”, declarou.