Valorização profissional é pilar para a excelência da gestão IBDAH no Hospital Monte Serrat

“Estamos alinhados com o governo municipal e, para nós, o funcionário precisa ser valorizado, estar motivado e com seus conhecimentos atualizados. A forma como o funcionário se sente reflete na sua forma de trabalhar e nos resultados alcançados”. Assim, analisa José Antônio Sousa – Presidente do IBDAH.

Para a equipe do Instituto Brasileiro da Administração Hospitalar – IBDAH – A higienização nas instituições de saúde precisa ser eficiente para alcançar a prevenção de infecções. E a valorização e capacitação da equipe profissional são requisitos importantes para essa tarefa diária. Uma limpeza bem realizada beneficia todo o funcionamento da unidade hospitalar e a equipe de higienização tem um papel fundamental no andamento de cada hospital.

No Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora do Monte Serrat, a direção da unidade desenvolve ações voltadas para a prevenção de infecções. Dessa forma, está atualizando os conhecimentos da equipe de higienização, buscando otimizar o tempo médio de permanência do paciente. O que é uma das vertentes cruciais para se alcançar uma boa gestão hospitalar.

A capacitação realizada em um período de 15 dias foi ministrada pela enfermeira Clarice Miranda, que conta com 20 anos de experiência na área operacional, na área de higienização e é pós-graduada em terapia intensiva. Clarice destacou que o objetivo da capacitação foi apresentar novas técnicas e rotinas e mostrar aos profissionais a importância de cada um no pleno andamento das atividades hospitalares.

“A equipe de higienização do Hospital e Maternidade Monte Serrat é uma equipe inteligente e comprometida com o trabalho desempenhado” afirma Clarice. E garante que “todos estavam concentrados, atualizando os conhecimentos, e tiveram a certeza de que são importantes para que ocorram mudanças positivas na unidade hospitalar com o objetivo de aumentar a excelência nos serviços prestados”.

José Antônio Sousa, presidente do IBDAH, garante que novas capacitações serão promovidas, contemplando os profissionais de outros setores. “Estamos alinhados com o governo municipal e vamos continuar desenvolvendo um trabalho humanizado onde a assistência ao paciente é determinante, mas nossos funcionários são cruciais nesse trabalho”, afirmou.

Agradecimento

“Uma das melhores formas de promover a motivação da equipe é reconhecendo seu valor e a sua contribuição no trabalho” começa o relato da funcionária Roberta Santos Oliveira, que participou do treinamento e o avaliou positivamente.

“Trabalho no hospital há 9 anos e estou gostando dessa nova gestão porque estão investindo em melhorias e mostrando que somos importantes” afirmou Roberta. E relatou que ‘dona Clarice’, como se referiu à enfermeira Clarice Miranda “fez questão de dizer que nós da higienização temos um papel muito importante para que o hospital tenha resultados positivos. Estou muito feliz e satisfeita, que venham logo outros treinamentos, quero participar de todos”.

A colega Solange Maria de Souza está no hospital há 4 anos. Ela afirma que uma limpeza eficiente depende da capacitação da equipe, mas a motivação também é essencial. “Gostei muito desse treinamento. Aprendemos novas técnicas e percebemos que nosso trabalho está sendo valorizado. É muito bom esse reconhecimento, nos motiva cada dia mais”, destaca ela.

Odete Pereira concorda com as amigas e afirma que a atual gestão tem se preocupado em investir nos funcionários. “Trabalho aqui há dois anos e três meses e percebo que a atual empresa está empenhada em desenvolver um ótimo trabalho. Eles pensam nos pacientes, mas pensando também em nós, já estou ansiosa com a chegada de outros treinamentos”, relata.

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital