UPAE reforça a importância da higienização das mãos

Profissionais da Unidade Pernambucana de Atenção Especializada em Abreu e Lima mantém o ritmo de treinamentos para a equipe, intensificando ainda mais a importância da higienização das mãos.

Durante o atendimento, a equipe  de saúde deve obedecer os cinco momentos para higienização das mãos. Antes do contato com o paciente, antes da realização de procedimento asséptico, após a exposição a fluídos corporais, após o contato com o paciente e após o contato com as áreas próximas ao paciente.

Importante lembrar que a  Covid-19 é causada pelo vírus SARS-CoV-2 e algumas formas de transmissão estão justamente ligadas às mãos devido ao contato com pessoas ou superfícies contaminadas. Por isso, a lavagem correta das mãos ainda é a medida de proteção mais fácil e eficiente contra a doença. “A higiene com água e sabão é importante, pois as moléculas de sabão se ligam à membrana lipídica do vírus, provocam seu rompimento e fazem com que as proteínas e fragmentos virais sejam levados pela água. Já o álcool gel, na concentração 70%, é capaz de matar o vírus porque age em suas membranas e proteínas de forma rápida”, explica  Erilene Vitorino- enfermeira da CCIH da unidade.

Rebeca Félix gerente de enfermagem da UPAE destaca que “de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a lavagem das mãos com água e sabão, com duração média de 50 segundos, deve ser feita quando houver sujidade visível, já a higienização com preparação alcoólica, em média 25 segundos, pode ser feita quando as mãos estiverem aparentemente limpas. É importante ressaltar que a higienização precisa ser realizada nas palmas e nos dorsos das mãos, nas partes internas, externas e nas pontas dos dedos e também nas unhas”.

A ação na UPAE foi desenvolvida pela equipe multidisciplinar composta por:

Cláudia Guimarães- fisioterapeuta

Abiquelia – nutricionista

Erilene vitorino- enfermeira CCIH

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital