Profissionais da Unidade Pernambucana de Atenção Especializada – UPAE realizaram nesta semana campanhas de orientação e alerta sobre o câncer de pele, HIV, AIDS e Infecção Sexualmente Transmissível – IST.
Rebeca Félix, gerente de enfermagem da Unidade, sinaliza que as campanhas de conscientização, ampliam a divulgação sobre temas relacionados à saúde e, reforçam as ações de prevenção.
Durante as ações, a dermatologista Gisela Brasil lembrou que mesmo com todos os cuidados, é necessária a consulta periódica com os profissionais da saúde para averiguar qualquer tipo de manchas, pintas e sinais na pele. ” A prevenção e o diagnóstico precoce sempre serão as melhores alternativas para manter a saúde da pele ou realizar o tratamento o quanto antes quando for necessário”, informou.
Importante destacar que o câncer de pele é o tipo da doença mais incidente no Brasil, com cerca de 180 mil novos casos ao ano (não melanoma) e 8,4 mil novos casos (melanoma), por isso a missão das campanhas é conscientizar sobre a prevenção e/ou o diagnóstico precoce da doença.
A campanha de prevenção ao HIV/Aids também é abordada pela equipe da UPAE e em todas as épocas do ano, mas o reforço é realizado com o “Dezembro Vermelho” é justamente para marcar uma mobilização nacional na luta contra o vírus. O objetivo é chamar a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.