UPAE promove semana de palestras e orientações para usuários do SUS

Profissionais da Comissão de Humanização da Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) realizaram uma série de palestras para os pacientes assistidos na unidade. As atividades ocorreram do dia 07 a 11 de outubro.
Foram tratados temas nas áreas de Saúde Mental, Direitos dos Idosos, Prevenção e Cuidados Pós Quedas, Farmacologia, Saúde e Qualidade de Vida, com ênfase na fonoaudiologia e no Outubro Rosa.

A assistente social Ana Elizabete Câmara destacou a importância das ações: “organizamos uma semana voltada para os pacientes da UPAE onde a equipe multiprofissional promoveu palestras que reforçam a importância do cuidado com a saúde, os direitos dos idosos, com esclarecimento de dúvidas”. E acrescentou “nas terças-feiras, estaremos abordando o Outubro Rosa que precisa de uma atenção especial das mulheres”.

A enfermeira Erilene Vitorino trabalhou a temática do Outubro Rosa com o grupo e reforçou o papel das ações. Ela destaca que “o debate promove a conscientização sobre o câncer mais comum entre as mulheres e alerta para atitudes simples como autoexame, conversa com os médicos e a importância do diagnóstico precoce. Todas as terças-feiras de outubro estaremos aqui alertando e conversando sobre esse assunto que merece uma atenção especial durante todo o ano”.

A equipe tem um cuidado especial com os pacientes na UPAE. A postura e a atenção dispensada contribuem de forma significativa para que os usuários do SUS sejam acolhidos e recebam o atendimento adequado.

Participaram da organização do evento: Sayonara Queiroz (terapeuta ocupacional); Cláudia Guimarães (fisioterapeuta); Marcus Vasconcelos (farmacêutico); Joyce Maely (fonoaudióloga).

Entre os direitos assegurados pelo Estatuto do Idoso às pessoas idosas está o direito à saúde.

Conforme a lei 10.741 de 2003, toda pessoa idosa tem direito a atenção integral à saúde, por intermédio do Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo-lhe o acesso universal e igualitário, em conjunto articulado e contínuo das ações e serviços, para a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo a atenção especial às doenças que afetam preferencialmente os idosos; Direito a acompanhante em caso de internação ou observação em hospital; Direito de exigir medidas de proteção sempre que seus direitos estiverem ameaçados ou violados por ação ou omissão da sociedade, do Estado, da família, de seu curador ou de entidades de atendimento; Desconto de, pelo menos, 50% nos ingressos para eventos artísticos, culturais, esportivos e de lazer; Gratuidade no transporte coletivo público urbano e semiurbano, com reserva de 10% dos assentos, que deverão ser identificados com placa de reserva; Reserva de duas vagas gratuitas no transporte interestadual para idosos com renda

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital