O mês de abril foi marcado na Unidade Pernambucana de Atenção Especializada em Abreu e Lima por uma série de atividades e orientações que abordaram os mitos e verdades sobre o autismo, além de trazerem reflexões sobre educação, o papel da família e acessibilidade.
A psicóloga da Unidade, Daniella Lima, destaca que para acabar contra o preconceito, nada melhor do que conhecer sobre determinado assunto.
“Nossas ações são uma forma de conscientizar todas as pessoas para que conheçam mais sobre o TEA e saibam que os pacientes são capazes de evoluírem muito bem com o tratamento multidisciplinar, desenvolvendo atividades, como: falar, cantar, dançar, estudar e tocar”.
Entenda – O Transtorno do Espectro do Autismo – TEA:
O autismo é um transtorno global do desenvolvimento acometido antes, durante ou logo após o nascimento. É caracterizado por um conjunto de sintomas que afetam as áreas da socialização, comunicação e do comportamento.
Essas diferenças podem existir desde o nascimento e serem óbvias para todos; ou podem ser mais sutis e tornarem-se mais visíveis na vida. O diagnóstico precoce, feito por psiquiatra ou neurologista, favorece o tratamento adequado e com melhores resultados.