A Unidade Pernambucana de Atenção Especializada deu início a mais uma capacitação para a equipe, desta vez, profissionais foram treinados para o programa de pacientes ostomizados.
Na capacitação foram realizados: orientações para o autocuidado, prevenção de complicações nas estomias e fornecimento de equipamentos coletores e adjuvantes.
Ostomização é uma cirurgia que consiste na abertura de um canal que permite a comunicação entre um órgão interno e o meio externo, gerando o uso de uma bolsa coletora para eliminação de resíduos. O processo pode ser reversível ou irreversível, dependendo do tipo de procedimento.
Rebeca Félix enfermeira da UPAE destaca a importância do serviço.
“Com a equipe capacitada e treinada no serviço de ostomizados podemos dar uma atenção e cuidado mais específico para cada paciente, existem diversos tipos de pacientes que precisam do programa. São pacientes acometidos pelo câncer de reto e de intestino, tem pacientes que precisam usar a bolsa pelo resto da vida quando o câncer é muito severo. Já alguns pacientes vítimas de arma de fogo, após alguns meses, podem reverter o procedimento”, informou.