UPAE Abreu e Lima abraça Junho Vermelho com ações de incentivo para a doação de sangue

 

A doação de sangue é uma das ações mais importantes para contribuir com o tratamento de diversas doenças. Bancos de sangue são necessários para atender pacientes com anemia, vítimas de acidentes e vários tipos de doenças. Diante dessa realidade, sempre há demanda em Unidades de Saúde, seja para lidar com emergências ou casos de pessoas internadas.

E com o propósito de sensibilizar pacientes, acompanhantes e colaboradores sobre a importância da doação de sangue, a Unidade Pernambucana de Atenção Especializada – UPAE realizou uma série de atividades, nesta terça-feira (28), apoiando assim, a Campanha Junho Vermelho.

As assistentes sociais Fabiana Vasconcelos (UPAE) e Maria Carolina (Hospital Otávio de Freitas) durante suas palestras na unidade, reforçaram a importância da doação de sangue, conscientizando os participantes sobre o ato de doar:

“Um gesto simples, rápido e praticamente indolor. Para quem realiza a ação, as mudanças podem ser pequenas, mas para quem recebe pode significar tudo: mais quatro vidas salvas”, informou Maria Carolina.

Fabiana Vasconcelos sinaliza que para doar sangue, é simples, basta seguir algumas recomendações: “Estar em boas condições de saúde, comparecer alimentado ao posto de coleta, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do doador”.

Rebeca Felix coordenadora de enfermagem da UPAE lembra que durante o mês de junho, são feitas campanhas nacionais e internacionais com o intuito de conscientizar a população e aumentar o número de doadores.

“Doar é um ato de amor e solidariedade que salva vidas. Você não precisa conhecer alguém para decidir doar sangue. Todos os dias, há pessoas que necessitam da transfusão para viver”, destacou.

Importante destacar que a doação não acarreta nenhum prejuízo ou risco para quem a realiza. A triagem clínica é rigorosa e a pessoa só doa sangue se estiver em boas condições de saúde. O material utilizado é descartável e não há risco de contrair doenças durante o procedimento.

Veja quem pode doar:

  • Idade entre 16 e 69 anos.
  • Peso mínimo de 50 kg.
  • Estar descansado e bem alimentado.
  • Respeitar intervalos de doação – três meses para os homens, quatro meses para mulheres.
  • Não ser usuário de drogas ilícitas injetáveis.
  • Não ser paciente de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como hepatite B e C, HIV e doença de Chagas
  • É recomendável evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação.

 

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital