UPA São Marcos e San Martin esclarecerão critérios de atendimento na Classificação de Risco

Uma das queixas  de pacientes que utilizam o Serviço Único de Saúde (SUS) é a demora no atendimento que nas  unidades de saúde é feito através da Classificação de Risco.

Para esclarecer os critérios da Classificação, tempo de atendimento, a direção da UPA de São Marcos e San Martin irá  promover em abril,  palestras para acompanhantes e pacientes explicando como acontece a Classificação de Risco, a qual funciona  através de um sistema de ordem de  cores: Vermelho (emergência), amarelo (urgência), verde (pouco urgente) e azul (não urgente).

A gerente de enfermagem da UPA São Marcos, Vanessa Ribeiro, diz que o objetivo da Classificação de Risco é agregar mais agilidade e segurança ao atendimento humanizado a quem usa o Sistema Único de Saúde (SUS).

“Além de priorizar o atendimento de urgência, a classificação alerta os profissionais sobre o tempo de atendimento de determinado paciente, o que pode salvar vidas”.

A diretora da UPA de São Marcos, Tiana Pimentel, explica que o objetivo das palestras é principalmente garantir que os casos realmente mais importantes do ponto de vista do risco para a saúde tenham precedência sobre os demais.

“Queremos garantir o atendimento a todos, mas principalmente a quem está mais vulnerável num dado momento da sua vida. Isso é segurança e qualidade de atendimento tanto para quem precisa de atendimento quanto para quem presta esse serviço”, resume.

O diretor da UPA San Martin, Marcos Campos,  completa: “O principal propósito é promover um atendimento mais qualificado, organizado e humanizado, definindo prioridades de acordo com o grau de complexidade apresentado pelos usuários dos serviços de emergência.

Entenda – O Acolhimento com Classificação de Risco é uma importante ferramenta desenvolvida para promover melhorias na organização dos serviços de emergência, onde os atendimentos são realizados conforme o grau de gravidade apresentado pelo paciente, por riscos de agravamento ou ainda pelo grau de vulnerabilidade dos mesmos.

Na  Classificação de Risco a cor vermelha indica risco altíssimo com necessidade de atendimento imediato. Já a amarela significa caso de gravidade moderada sem risco imediato. O verde e o azul indicam casos de menor urgência.

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital