Uma das queixas de pacientes que utilizam o Serviço Único de Saúde (SUS) é a demora no atendimento que nas unidades de saúde é feito através da Classificação de Risco.
Para esclarecer os critérios da Classificação, tempo de atendimento, a direção da UPA de São Marcos e San Martin irá promover em abril, palestras para acompanhantes e pacientes explicando como acontece a Classificação de Risco, a qual funciona através de um sistema de ordem de cores: Vermelho (emergência), amarelo (urgência), verde (pouco urgente) e azul (não urgente).
A gerente de enfermagem da UPA São Marcos, Vanessa Ribeiro, diz que o objetivo da Classificação de Risco é agregar mais agilidade e segurança ao atendimento humanizado a quem usa o Sistema Único de Saúde (SUS).
“Além de priorizar o atendimento de urgência, a classificação alerta os profissionais sobre o tempo de atendimento de determinado paciente, o que pode salvar vidas”.
A diretora da UPA de São Marcos, Tiana Pimentel, explica que o objetivo das palestras é principalmente garantir que os casos realmente mais importantes do ponto de vista do risco para a saúde tenham precedência sobre os demais.
“Queremos garantir o atendimento a todos, mas principalmente a quem está mais vulnerável num dado momento da sua vida. Isso é segurança e qualidade de atendimento tanto para quem precisa de atendimento quanto para quem presta esse serviço”, resume.
O diretor da UPA San Martin, Marcos Campos, completa: “O principal propósito é promover um atendimento mais qualificado, organizado e humanizado, definindo prioridades de acordo com o grau de complexidade apresentado pelos usuários dos serviços de emergência.
Entenda – O Acolhimento com Classificação de Risco é uma importante ferramenta desenvolvida para promover melhorias na organização dos serviços de emergência, onde os atendimentos são realizados conforme o grau de gravidade apresentado pelo paciente, por riscos de agravamento ou ainda pelo grau de vulnerabilidade dos mesmos.
Na Classificação de Risco a cor vermelha indica risco altíssimo com necessidade de atendimento imediato. Já a amarela significa caso de gravidade moderada sem risco imediato. O verde e o azul indicam casos de menor urgência.