UPA de Vitória da Conquista completa 1 ano com mais de cem mil atendimentos

A UPA de Vitória da Conquista, inaugurada em 22 de agosto de 2016, completa um ano de funcionamento e nesse tempo foi comprovado que um passo muito importante foi dado pelo Governo do Estado para a melhoria da assistência à saúde na terceira maior cidade do estado.

A unidade, modelo III, nesse período contabilizou mais de cem mil atendimentos, entre exames laboratoriais, raio X, ultrassonografia, eletrocardiograma (ECG), atendimento nas especialidades de clínica, cirúrgica, ortopédica e pediátrica, proporcionando assim,  uma melhor assistência e, com isso, desafogando outras unidade de saúde.

A UPA conta com 24 leitos, além de laboratório clínico e diversos equipamentos para auxiliar o diagnóstico, tais como, raio-x, oftalmoscópio, laringoscópio e eletrocardiografia por telemedicina. Os pacientes são assistidos por uma equipe multiprofissional, formada por médicos, além de enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, bioquímicos, assistentes sociais e técnicos de enfermagem.

José Antônio Sousa, superintendente do Instituto Brasileiro da Administração Hospitalar (IBDAH), responsável pela gestão da unidade, destaca que “com o funcionamento pleno da UPA, a população do sudoeste baiano está sendo muito bem assistida na urgência e emergência, foi uma excelente iniciativa do Governo da Bahia”, informou Sousa.

A diretora da UPA, Hucilene Simões, afirma que  a inauguração da UPA possibilitou um espaço mais adequado para os atendimentos de urgência e também para o serviço ambulatorial. “A estratégia do nosso atendimento está diretamente relacionada com o comprometimento de toda equipe que organiza o fluxo de atendimento e dando resolutividade”.

A Unidade de Pronto Atendimento desde o seu funcionamento resolve a maioria das urgências e emergências, tendo 95% dos casos solucionados. Entre 22 de agosto de 2016 e 21 de agosto de 2017, 24.617 pacientes passaram pelo raio x da UPA. Nesse período foram realizados ainda 97.336 exames laboratoriais o número de ECG e ultrassonografia ultrapassou 8 mil”.

Neste primeiro ano, a UPA não se destaca apenas pelo elevado número de atendimentos realizados, mas principalmente pela qualidade da assistência ofertada à população, é o que afirma a dona de casa Ana Lúcia Santos, que  precisou levar o marido Marcos Silva Santos, 56 anos, após sentir fortes dores de cabeça e mal estar. “Estou satisfeita com o atendimento, chegamos e meu marido recebeu atendimento de imediato. Já foi atendido pelo médico, fez vários exames e foi medicado. Só tenho a agradecer. É muito bom contar com atendimento perto da gente e principalmente de qualidade”.

A autônoma, Fabiana Silveira, também aprova o atendimento da UPA. Ela garante que a unidade tem profissionais qualificados e realizam um ótimo atendimento. “Meu filho estava com muita febre, com falta de ar e consegui atendimento aqui na UPA. Fiquei impressionada com tudo que vi aqui. Tenho muito que agradecer a todos que atenderam meu filho e também ao Governador Rui Costa por ter colocado essa unidade para atender a quem não tem plano de saúde, estou saindo satisfeita porque meu filho está bem”, garantiu.

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital