Unidade de Pronto Atendimento de Vitória da Conquista orienta sobre prevenção e combate a hipertensão
Em 26 de abril, foi instituído o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Condição esta que, segundo a Organização Mundial da saúde, afeta cerca de 600 milhões de pessoas no mundo e causa 7,1 milhões de mortes anuais. As causas são várias, desde genética a hábitos alimentares. No entanto, devido à população estar cada vez mais sedentária, há estudos que indicam crescimento mundial de 60% dos casos da doença até 2025.
Para alertar e informar sobre a hipertensão arterial, nesta quinta-feira, 27, a direção da Unidade de Pronto Atendimento de Vitória da Conquista, através da Comissão de Humanização, com participação do Curso Técnico de Enfermagem Politécnico Boock e Projeta realizou orientações e atividades sobre a hipertensão arterial.
Durante o evento, além de palestras foram desenvolvidas na UPA VC, atividades como: verificação de PA, distribuição de panfletos e massagem de relaxamento.
A hipertensão arterial é uma doença perigosa, silenciosa. Na grande maioria das vezes não apresenta qualquer sintoma. Entre os fatores que elevam a pressão arterial no outono e inverno estão o aumento de carboidratos e gorduras nas refeições para compensar o frio, além da diminuição de atividades físicas, já que as baixas temperaturas inibem exercícios ao ar livre, como caminhadas e pedaladas.
Dicas para prevenir e controlar a hipertensão arterial:
- Faça atividade física regularmente, principalmente as aeróbicas. A caminhada é um bom exemplo. Este tipo de atividade física reduz a pressão arterial na primeira hora, mantendo-a mais baixa nas 24 horas seguintes ao exercício.
- Reduza o sal: o excesso de sal na dieta leva à retenção de líquidos, acarretando a hipertensão. Tempere a comida com moderação e diminua o consumo de enlatados e conservas. Substitua o sal comum pelo diet, quando necessário. Quem apresenta hipertensão deve também seguir uma dieta balanceada, privilegiando frutas e verduras, carne magra, laticínios desnatados, grãos e cereais.
- Beba moderadamente: a redução da ingestão de álcool também auxilia o controle da pressão arterial. Apesar de existirem estudos que limitam a ingestão de álcool a 30 gramas/dia, o melhor é não fazer o uso da bebida diariamente, reservando a utilização para momentos especiais e comemorações. Estudos também tem mostrado que a ingestão de um cálice por dia de vinho tinto, é boa para a saúde do seu coração.
- Não fume. O cigarro eleva a pressão arterial imediatamente após o seu consumo, além dos diversos problemas de saúde que pode causar.
- Controle o estresse que pode desencadear hipertensão arterial e doenças do coração. Inclua atividades relaxantes no seu dia-dia e faça exercícios físicos, entre outros.
Galeria de Fotos