Unidade de Pronto Atendimento de São Marcos realiza 1ª captação de córneas

A doação de órgãos é um dos mais sublimes atos de amor à vida. O Brasil se destaca mundialmente pelo número de transplantes realizados, bem como por possuir o maior sistema público de transplantes, assegurando a realização de todos os procedimentos de transplante pelo SUS.

Nas unidades geridas pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar – IBDAH – a equipe tem buscado orientar sobre a importância da doação de órgãos.

No domingo, 04 de novembro, a equipe da Unidade de Pronto Atendimento de São marcos realizou a 1ª captação de córneas.

O doador L. G. foi diagnosticado com morte encefálica e após todos os exames comprobatórios de acordo com a Legislação Brasileira, profissionais da Central de Transplantes realizaram a captação das córneas.

O assistente social da UPA, André Martins, pontua que foi realizado o contato com o familiar, esclarecendo todas as dúvidas sobre a doação das córneas.

“Conversamos com familiares de L.G, esclarecemos as dúvidas porque eles precisam ser acolhidos nesse momento doloroso, e principalmente, não terem dúvidas sobre a doação de órgãos. Após o consentimento do familiar entramos em contato com a Central de Transplantes que veio até a UPA São Marcos e realizou o procedimento”, informou Martins.

Apesar dos números expressivos na captação de órgãos, o Brasil ainda tem muito que evoluir. A fila de pacientes que esperam por um órgão é muito preocupante. São milhares de pessoas, entre adultos e crianças, aguardando um transplante.

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital