Com o objetivo de minimizar e/ou eliminar possíveis acidentes futuros com materiais perfurocortantes, o Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, realizou treinamento teórico e prático, com essa temática, para trabalhadores do setor de higienização, rouparia e agentes de coleta. A atividade aconteceu durante três dias, em todos os turnos de expediente, com orientações das enfermeiras Elvira Matias, Vânia Oliveira e Luciana de Oliveira Miclos.
Adrielle Acássia de Jesus, enfermeira do NEPS, setor responsável pela organização e supervisão do evento, destacou que o foco da instrução foi referente ao descarte correto de perfurocortantes e a montagem das caixas que recebem o descarte desses materiais. “Diante disso, foi orientado o uso correto da caixa coletora de perfurocortantes, conforme NR-32, manejo com o perfurocortante ameaçando à saúde do trabalhador e fluxograma para acidentes decorrentes dessa atividade”, pontuou.
A enfermeira ainda explicou a abordagem que incluiu a RDC 222, “com objetivo de minimizar a geração (de materiais perfurocortantes) e proporcionar um destino seguro, de forma eficiente, visando à proteção dos profissionais que realizam o seu manejo, a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente”.
Hercília Bonfim da Silva, coordenadora da Higienização do HRCC, ressalta que essas atividades visam melhorias contínuas em relação à saúde e segurança dos colaboradores. “São muito importantes esses treinamentos para profissionais da unidade, inclusive quanto ao descarte correto de materiais perfurocortantes, o que pode resultar na redução e/ou eliminação de acidentes. Outra orientação fundamental é sobre o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)”, enfatizou.