Técnicos em Radiologia do Hospital Regional Costa do Cacau recebem capacitação sobre cuidados com pacientes

Na última quarta-feira (07), os núcleos de Segurança do Paciente (NSP) e de Educação Permanente em Saúde (NEPS), juntamente com o Serviço de Radiologia do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, promoveram um treinamento para técnicos em radiologia da unidade. Nesse treinamento foram abordados os cuidados que se deve ter com os pacientes durante os procedimentos de rotina.
Na ocasião, os participantes receberam capacitação sobre dois protocolos, um sobre identificação do paciente, orientado pela enfermeira Adriana Santos, coordenadora do NSP e outro abordando prevenção de quedas, indicado pela enfermeira Adrielle Acássia do NEPS. O coordenador do Serviço de Radiologia, Edgar Ribeiro, orientou os técnicos como procederem em exames de pacientes, em especial aos portadores de marcapasso.
Edgar Ribeiro, coordena uma equipe com 16 técnicos de radiologia e ressaltou a importância dessa capacitação. “Reforçamos o treinamento com a equipe que já atua no Costa e orientamos os novos profissionais. Todas as informações que abordamos aqui são muito importantes, como contato, identificação e outras precauções que devemos ter com os nossos pacientes”, destacou.
Protocolos – Estão instituídos nas seis metas de segurança do paciente estabelecidas pelo Ministério da Saúde. O protocolo de identificação do paciente foi implantado no HRCC, em 2019, e determina que todo usuário que entra na unidade hospitalar deve ser identificado, com a colocação de uma pulseira, em sua chegada, que só deve ser retirada em sua saída.
O protocolo de prevenção de queda, implantado em abril de 2021 e deve abranger todas as áreas do atendimento hospitalar, desde o ingresso do paciente até a sua saída da unidade. Nele são observadas questões como avaliação médica periódica, observação de uso do calçado, revisão de ocorrências, identificação de possíveis causas de queda, entre outras. Também envolve o processo de educação do paciente e dos profissionais, conforme orientado pelo Ministério da Saúde.

 

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital