Setembro Verde tem programação especial de sensibilização no Hospital Dantas Bião

O Setembro Verde, mês de conscientização da doação de órgãos e tecidos, é uma campanha nacional realizada desde 2007, com o intuito de conscientizar a população sobre a importância de ser um doador de órgãos, e manifestar aos familiares esse desejo ainda em vida.

Apoiando a Campanha, profissionais do Hospital Regional Dantas Bião, em Alagoinhas, promovem  nos dias 26, 27 e 28, ações para pacientes, familiares e colaboradores.

A programação conta   com café da manhã, stand na recepção principal do HRDB, material informativo, depoimentos de familiares de doadores e palestras com Ana Carolina Almeida, enfermeira coordenadora da CAPTAR/OPO/FSA – Doação e ainda Cadastro de Doadores.

Ana Carolina destacou que a  doação pode ajudar milhares de pessoas que lutam todos os dias por uma oportunidade de salvar suas vidas.

“Muitas vezes, por falta de informação ou conhecimento sobre o assunto, a recusa familiar é o principal motivo para a não realização de muitos transplantes. Aqui no Hospital Dantas Bião, nossas ações  envolvem  a conscientização de toda equipe de saúde interdisciplinar, com objetivo de conversar com familiares, visando  diminuir as filas de espera por um transplante, respeitando, claro, o momento” .

Priscila  Salomão, membro da  CIHDOTT,  (Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes), sinaliza que a equipe identifica possíveis doadores, ajuda no processo, acolhendo e orientando os familiares do paciente. Ela garante que os profissionais não intervém  e nem influencia na decisão da família.

Karla Rabelo, gerente de enfermagem da unidade,  acrescenta que “os profissionais da CIHDOTT informa e   possibilita que os familiares abracem o ato de solidariedade em meio a esse momento de tristeza.  É muito  importante   que a pessoa manifeste em vida, para os familiares, o desejo de realizar a doação de órgãos. Não há necessidade de deixar nada por escrito, pois a família é a voz do paciente” .

O HEMOBA também participou das atividades do Setembro Verde com orientações sobre o cadastro  de medula óssea.

Depoimento –   Bastante emocionada,  Carla Letícia,  esposa do doador P.C relatou a importância da doação.

“Agradeço esse momento, todas homenagens e quero dizer que doar é um ato muito bonito. É gratificante você salvar outras vidas, meu marido partiu, mas ele alegrou e  salvou outras vidas doando o coração,rins e córneas. Imagine a felicidade desses pacientes. Fico muito feliz em fazer parte do grupo de pessoas que tiveram familiares que doaram. Que o número de doadores cresça a cada ano  e salve vidas”.

 

 

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital