Profissionais do Hospital Dantas Bião em Alagoinhas, reforçaram nesta segunda-feira, 28, a importância da doação de órgãos, com a Campanha Setembro Verde.
Clarice Miranda gerente de enfermagem do HRDB destacou a importância da doação de órgãos. “Todos os anos a equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT) do Hospital Regional Dantas Bião desenvolve atividades voltadas para esclarecer as duvidas sobre a doação de órgãos, reunimos alguns participantes no auditório e destacamos a importância do ato de doar. Foram também entregues brindes, e panfletos informativos para todos”, informou.
Para ser doador de órgãos não é necessário realizar cadastro. A pessoa deve apenas informar a família sobre o seu desejo. Quando o diagnóstico de morte encefálica é confirmado, todos os protocolos são seguidos: uma equipe multidisciplinar acolhe os familiares e informam da possibilidade da doação, esclarecendo o significado de morte encefálica e abordando sobre a possibilidade da doação dos órgãos. Quando os familiares optam por doar os órgãos, o processo se inicia com a Central Estadual de Transplantes.
Telma dos Santos técnica de enfermagem que atua na CIHDOTT destaca que o principal objetivo da campanha é lembrar a importância da doação de órgãos. “É importante que as famílias brasileiras conversem sobre doação de órgãos, para que, se eventualmente algum de seus parentes evolua com morte encefálica e seja solicitada sua doação após a morte, a família se sinta à vontade para respeitar a opinião do seu familiar”.
Devido a pandemia de Covid-19, enfrentada em todo o Brasil, as atividades da campanha Setembro Verde no Hospital Regional Dantas Bião contaram com todas as medidas de prevenção e com um número reduzido de participantes nos dois turnos.