O Serviço de Psicologia do Hospital Manoel Victorino em parceria com a Comissão de Humanização realizaram nesta segunda-feira, 17, ações educativas sobre a Campanha Setembro Amarelo referente a conscientização de prevenção ao suicídio.
As ações voltadas para os colaboradores da unidade foi ministrada pela Terapeuta Ocupacional, Maira Cerqueira de Oliveira, do Núcleo de Estudos e Prevenção do Suicídio (Neps).
Maira Cerqueira abordou com os profissionais o tema: Prevenção do Suicídio – Reflexões, Possibilidades e Repercussões.
Durante o dia a equipe organizadora também percorreu as enfermarias e áreas administrativas, distribuindo fitas amarelas, folders, orientando pacientes e acompanhantes sobre o Setembro Amarelo.
A psicóloga Ana Paula Tavares sinaliza que em todo o País, está sendo realizada, neste mês, a campanha Setembro Amarelo – ação que chama atenção da população para o suicídio e sua prevenção.
“Aqui no Hospital Manoel Victorino, em todas as campanhas, a direção da unidade e os profissionais, desenvolvemos atividades, não seria diferente com o Setembro Amarelo. Hoje foi um dia bastante produtivo porque envolvemos todos os funcionários, pacientes e acompanhantes. Chamamos atenção para um assunto tão sério, como o suicídio e a importância de todos nós estarmos atentos e buscarmos ajudar quem precisa”.
Organizadores do evento que envolveram toda a unidade hospitalar:
Serviço de Psicologia (Ana Paula Tavares e Carla Maira Santos – Psicólogas) e Comissão de Humanização (Luana Iglesias – Coordenadora de enfermagem e Jaqueline Araújo – auxiliar administrativa)
Conscientização – No Brasil, a campanha Setembro Amarelo é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).