Hospital Manoel Victorino promove evento Saúde e Psicologia

 

O Serviço de Psicologia do Hospital Manoel Victorino realizou no dia 16 de agosto, o evento Saúde e Psicologia em comemoração ao dia do psicólogo, tendo como público alvo colaboradores e acompanhantes da instituição.

O Serviço de Psicologia no HMV conta com a atuação das psicólogas   Ana Paula Tavares e Carla Maiara Santos  que nessa ação promoveram reflexões sob o olhar para si e para o outro através de ciclo de palestras e vivência prática.

Um dos pontos altos do evento foi a palestra com o tema: “Você sabe escutar?” ministrada pela psicóloga Carla Maiara Santos que abordou a importância da escuta nas relações humanas trazendo aspectos relevantes sobre o tema.

 “Buscamos conscientizar o público sobre o papel do psicólogo e a importância da escuta. Nosso encontro foi um momento de interação com as pessoas para sanar possíveis dúvidas e desmistificar pensamentos equivocados sobre nossa prática profissional”.     

A psicóloga Ana Paula Tavares acrescenta que “as pessoas acreditam que os psicólogos são indicados para tratar apenas pessoas com transtornos, no entanto, trata-se de uma visão equivocada e, por isso, momentos de diálogo  são importantes para conscientizar sobre o real papel do psicólogo. É essencial ouvir,  esclarecer dúvidas, ajudar e amparar, em especial,  nesse momento onde o paciente está fragilizado”.

O evento contou ainda com a presença da terapeuta de reflexologia podal Virginia Rosa Santana que compartilhou conteúdos relacionados a relevância de tal técnica para alívio e prevenção de dores físicas, assim como, tensão emocional. Após parte teórica, os participantes tiveram a oportunidade de vivenciar na prática essa técnica de massagem que utiliza a pressão em determinados pontos dos pés que correspondem regiões e órgãos do corpo humano. Em seguida, foi servido um coffebreak aos participantes.

Vale destacar que a Psicologia Hospitalar tem como objetivo principal a minimização do sofrimento provocado pela doença e/ou internação, bem como proporcionar à pessoa que adoece e à família melhor compreensão e elaboração das situações vivenciadas, por meio do trabalho conjunto entre o paciente, a família e a equipe multidisciplinar.

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital