Segurança do Trabalho intensifica campanha do “Adorno Zero” no Hospital Regional Costa do Cacau

 

O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) com o apoio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, intensificou durante este mês a campanha “Adorno Zero”.

Iniciada em agosto de 2020, a ação atende a Norma Regulamentadora (NR) 32, referente à “Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde”. A utilização de adornos dificulta a higienização adequada das mãos e de superfícies corpóreas, sendo potencial responsável por disseminar agentes de infecção entre objetos, para superfícies, para as mãos do profissional, ao paciente.

Com o objetivo de conscientizar todos os colaboradores do HRCC, o SESMT e a CIPA estão orientando funcionários em suas diversas funções, para o não uso de adornos e objetos, evitando esses meios de contaminação. Desde a portaria, setores assistenciais, até a área administrativa e alta direção.

Nas zonas de acesso controlado como a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e a Unidade Covid do HRCC, os trabalhadores são orientados na entrada de seu turno de trabalho e outras atividades programadas, de maneira segura, também são desenvolvidas. A Campanha ainda conta com um material de comunicação visual estratégica em diversos pontos de maior fluxo e visibilidade do hospital.

De acordo com a engenheira de Segurança do Trabalho do HRCC, Bruna Sobral, responsável pelo SESMT, a campanha visa minimizar os riscos de contaminação e infecção hospitalares e cumprir os requisitos legais aplicáveis aos serviços de saúde. “Orientamos, no sentido de sensibilizar, que algumas atitudes podem trazer riscos; como o ato de fumar; manuseio de lentes de contato; uso de adornos, como anéis, pulseiras, relógios e outros; todas estas práticas são proibidas, estendendo-se ao uso de crachás pendurados com cordão e gravatas”, destacou.

 

.

 

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital