Na quinta-feira, 06, Profissionais da Secretaria de Saúde estiveram promovendo na Unidade Pernambucana de Atenção Especializada para a equipe multidisciplinar, uma palestra cujo tema abordado: Política Estadual de Atenção Integral à Saúde LGBT: lugar da população LGBT na saúde, tendo como realizador Luiz Valério Soares da Cunha Júnior.
O evento teve como objetivo promover a saúde integral da população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – LGBT de Pernambuco.
Luiz Valério informou que a Política Estadual de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, publicada através da Portaria SES/PE Nº 060 de 11 de março de 2015, representa um dos eixos prioritários da Secretaria Estadual de Saúde do Estado de Pernambuco (SES-PE).
A Política ora apresentada reafirma os princípios da universalidade, da integralidade, da equidade e a efetiva participação da comunidade. Por isso, ela contempla ações voltadas para a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, além do incentivo à produção de conhecimento e o fortalecimento da representação do segmento LGBT nas instâncias de participação popular.
“Pernambuco é o primeiro estado do Nordeste a implantar uma política de saúde específica para a população LGBT, normatizada por meio de portaria. Ainda em 2012, foi instituído o Comitê Técnico de Saúde Integral da População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais de Pernambuco, formado por representantes da sociedade civil, do controle social e da gestão estadual a fim de acompanhar as discussões na área da saúde.
Rebeca Félix avaliou a ação como positiva. “Agradecemos a todos da secretaria Estadual de Saúde por nos oportunizar com esse evento, onde foi promovido uma ação educativa de conscientização sobre a diversidade de gênero, precisamos intensificar a abordagem desses assuntos, afinal trabalhamos para que todos possam ser respeitados na sua individualidade”, concluiu.