SCIH do Hospital Manoel Vitorino elabora ações para 2018

As infecções hospitalares são consideradas as principais causas de morbidade e de mortalidade, além de aumentarem o tempo de hospitalização do paciente, elevando o custo do tratamento.

Nesta terça-feira, 24, a equipe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, (SCIH), do Manoel Vitorino, promoveu uma reunião com equipes da assistência com o objetivo de elaborar estratégias de controle e prevenção da infecção hospitalar, através de diversas medidas como: protocolos, treinamentos, busca ativa, busca passiva, , investigações epidemiológicas, entre outras para o ano de 2018.

A enfermeira Maíra Andrade, informa que a equipe, anualmente, revisa seu planejamento e elabora ações para o ano subsequente com a definição de ações de vigilância epidemiológica, educativas, revisão e elaboração de protocolos, normas e rotinas e inspeções internas (visitas técnicas) a serem realizadas, além do desenvolvimento de ações de pesquisa, com o objetivo de responder questões relativas ao trabalho.

“Reunimos as coordenações de enfermagem, gerência de enfermagem, segurança do trabalho e coordenação de higienização  para pontuar as ações e metas realizadas ao decorrer do ano de 2017, e discutir as metas a serem alcançadas no ano de 2018. Fizemos uma reflexão das experiências vivenciadas  durante o ano e o aprendizado conquistado. O encontro foi bastante produtivo porque os participantes  pontuaram ainda como foi importante a união e o trabalho em equipe para resoluções dos  desafios encontrados durante esse ano, tão como a participação da equipe multidisciplinar no apoio as ações de melhorias”.

Maíra Andrade ressaltou ainda que  os serviços estão mais alinhados  ao controle de infecção, os profissionais mais integrados nas ações preventivas no uso de EPI’s e como estão  participando ativamente nos processos de melhorias, mantendo as taxas de infecção  dentro dos níveis aceitáveis.

“Traçadas também as metas para 2018 , ressaltando a necessidade de integração constante das equipes para uma assistência cada vez mais qualificada e humanizada, finalizou.

A direção da unidade hospitalar acompanha todas as ações desenvolvidas pelas equipes e garante

Membros CCIH:  Enfermeira Maíra Andrade; Enfermeiro Alex Coelho e Dra. Pollyanna Azevedo.

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital