Mesmo com algumas restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, continua com suas atividades de apoio e pesquisas, por demanda, com o objetivo de sinalizar para os setores sugestões que possam melhorar o atendimento humanizado na unidade hospitalar.
O SAC trabalha para melhor atender os pacientes e acompanhantes, proporcionar o bem-estar para as pessoas, acolhendo a todos de maneira mais humanizada. Além de registrar queixas e elogios, o setor se organiza de forma resolutiva. Quando os problemas são apresentados, o serviço busca a interação com as mais diversas áreas do hospital para que essas demandas possam ser resolvidas, o mais rápido possível.
De acordo Wanderson Aragão, encarregado do SAC, sempre que há alguma questão observada durante o atendimento, de pronto, são adotadas as providências para que se resolva os possíveis problemas ou dificuldades. “A gente tenta de todas as formas fazer com que as pessoas, que utilizam nossos serviços no hospital sejam bem atendidas, acolhidas, tratadas com excelência”, disse.
Além das consultas, por meio de pesquisas, a equipe do SAC atua com rondas diárias no ambiente hospitalar, observando as questões de segurança sanitária para os acompanhantes dos pacientes, com a verificação da disponibilidade e o uso do álcool em gel 70% e das máscaras de proteção facial. Essa verificação busca resguardar a saúde dessas pessoas e diminuir os riscos de contágio nos ambientes.
A equipe do setor conta com cinco profissionais que realizam esses serviços de acolhimento para pacientes, acompanhantes e familiares. Na atuação direcionada para Unidade Covid-19, os atendimentos são realizados na recepção social do HRCC, durante a abordagem, os colaboradores do SAC buscam sanar qualquer tipo de dúvida e buscam resolver as demandas apresentadas pela família da pessoa internada, acometida pelo novo coronavírus.
Para o acompanhante Anderson Monteiro Custódio, morador de Canavieiras, o SAC do HRCC prestou um ótimo auxílio na busca de informações sobre seu cunhado que está internado no hospital. “Busquei ajuda no setor e fui muito bem atendido, consegui receber as informações necessárias, além disso, aqui o atendimento médico também é muito bom”, confessou.
O Serviço de Atendimento ao Cidadão do hospital é fundamental para a avaliação das atividades por parte da família e o paciente, afinal , com o auxílio dos profissionais do SAC pode-se verificar onde estão as demandas mais urgentes, e assim já a atuação e prestação dos melhores serviços de assistência hospitalar humanizada.