Pronto Atendimento São Marcos monta Árvore da Gratidão na semana da enfermagem

Uma série de atividades estão sendo desenvolvidas no Pronto Atendimento de São Marcos para comemorar a semana de enfermagem na unidade.

Entre as ações, uma em especial está chamando a atenção dos profissionais e usuários do SUS: A Árvore da Gratidão que foi montada como forma de promover a motivação e empatia entre os colaboradores, pacientes e acompanhantes, afinal a Gratidão é a forma mais amável de reconhecimento.

A coordenadora de enfermagem Carolina Jatobá informou que a proposta da Árvore da Gratidão é incentivar a importância do agradecimento e do reconhecimento do trabalho da equipe que atua no PA São Marcos, em especial, nesse mês que é dedicado aos  profissionais da enfermagem.

“A equipe de Enfermagem é presente em todas as etapas no atendimento humanizado aos pacientes, além de ser responsável por promover saúde de qualidade e o bem estar. A Enfermagem passou a ser extremamente valorizada diante do quadro crítico da pandemia causada pela covid 19. No entanto, ainda temos muito que conquistar e receber essas mensagens nos alegra e emociona”.

As mensagens colocadas na árvore revelam que o trabalho da equipe é reconhecido por pacientes, confira algumas mensagens:

“Vocês são meus heróis, a liga da justiça da Saúde, vocês salvam vidas. Vocês todos da enfermagem merecem meu respeito e admiração, parabéns”.

“Vocês são anjos de branco com esmeralda no dedo, que salvam vidas profissão que amo, parabéns e obrigada pelo cuidado e amor”.

Origem do Dia Internacional da Enfermagem

O Dia Internacional da Enfermagem é celebrado mundialmente desde 1965. Porém, oficialmente esta data só foi estabelecida em 1974, a partir da decisão do Conselho Internacional de Enfermeiros.

O dia 12 de maio foi escolhido como homenagem ao nascimento de Florence Nightingale, considerada a “mãe” da enfermagem moderna.

Florence Nightingale, de nacionalidade inglesa, nasceu em Florença, na Itália. Aos 17 anos, Florence, que era cristã anglicana, decidiu ser enfermeira, acreditando ter um chamado de Deus para fazer enfermagem.

Foi na guerra da Crimeia, em que o Reino Unido participou entre 1853 e 1856, que o seu trabalho se tornou mais conhecido e ela foi chamada de “Dama da Lâmpada”, instrumento que usava durante a noite para ajudar melhor os feridos.

Florence Nightingale fundou a primeira Escola de Enfermagem secular do mundo na Inglaterra, em 1860.

Dia da Enfermagem no Brasil

O Dia Internacional da Enfermagem passou a ser uma data comemorativa no Brasil em 1938, quando a data foi instituída pelo então presidente Getúlio Vargas através do Decreto no 2.956, de 10 de agosto de 1938.

No entanto, no Brasil é comum a celebração da Semana da Enfermagem, que compreende os dias 12 a 20 de maio.

A semana da enfermagem começa em 12 de maio, porque é o Dia Internacional da Enfermagem, e termina em 20 de maio, porque é o Dia do Auxiliar e Técnico de Enfermagem.

 

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital