Projeto Despertar desenvolvido no Hospital Manoel Victorino humaniza relacionamento entre profissionais

Há um ano, acontece no Hospital Manoel Victorino, unidade 100% Sus do Governo da Bahia, o Projeto Despertar: ‘Qualidade de Vida no Trabalho e Promoção à Saúde’. Iniciado em agosto de 2019, o projeto tem conseguido adotar estratégias de melhorar o clima organizacional na unidade e de contribuir, de maneira efetiva, para a humanização no ambiente de trabalho.

O Projeto Qualidade de Vida no Trabalho e promoção Social’ foi idealizado pela médica Nara Lima, enfermeira da SCIH Maíra Andrade e pela psicóloga Ana Paula Tavares.

Nara Lima destaca que o projeto inicialmente acontecia mensalmente no auditório do hospital para colaboradores e acompanhantes dos pacientes internados. “Nossos encontros contam com aproximadamente 40 participantes, mas diante do cenário atual ocasionado pela pandemia ao COVID 19, diminuímos o número de pessoas e estamos tomando todas as precauções.

Nara destaca a importância do projeto, em especial neste momento de Covid 19. “Nesse momento tem desencadeado sentimentos de medo, incertezas, desamparo, ansiedade e tensão emocional, então decidimos realizar os encontros semanalmente às segundas-feiras onde fazemos uma abordagem sobre os momentos atuais, dialogamos, trocamos experiências, entre outros”, explicou.

A psicóloga Ana Paula Tavares destaca a importância do ambiente humanizado. “A humanização na dinâmica institucional possibilita como consequência a diminuição do estresse e ansiedade, mais eficiência e produtividade nas atividades laborativas promovendo assim relações interpessoais menos conflituosas e mais harmoniosas e desta forma um maior bem estar para todos”.

A psicóloga informou ainda que o “propósito do projeto é também compartilhar com a equipe multiprofissional a importância do autoconhecimento para uma tomada de consciência do indivíduo a respeito de si e assim vivermos de forma a mais harmoniosa consigo e na relação com o outro”.

O funcionário Daniel Ramos é um apaixonado do Projeto, ele afirma que quando participa sempre sai renovado. “Os encontros são bem produtivos e nos dá um gás a mais para iniciarmos a semana. Além de fazermos atividades de relaxamento, terapêuticos, temos o momento de meditação, ou seja, é um conjunto de atividades que acalma”.

Durante o desenvolvimento do Projeto ‘Qualidade de Vida no Trabalho e Promoção à Saúde’, o grupo participa de atividades de relaxamento e respiração, orientações sobre o auto cuidado onde é enfatizado os recursos terapêuticos que podem ser utilizados tanto na vida pessoal e quanto na profissional. Em seguida é proposto um relaxamento corporal para uma maior conexão com o corpo físico e, logo após, inicia-se o momento da meditação guiada.

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital