Programa de Educação Continuada aborda segurança transfusional no Hospital Regional Costa do Cacau

Programa de Educação Continuada aborda segurança transfusional
Em mais uma ação do programa de educação continuada, desenvolvido pelo Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, o médico clínico e sanitarista Alfredo Boa Sorte, responsável técnico da Agência Transfusional (AT) da unidade hospitalar e habilitado em Hemoterapia pela Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (HEMOBA), ministrou palestras sobre Segurança Transfusional, durante a semana passada, com o apoio do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS).
Na última terça-feira (03), o médico fez abordagens sobre o tema, diante da presença de enfermeiros e técnicos de enfermagem que participaram da palestra presencialmente e de forma virtual, via plataforma digital. Na ocasião, o orientador repassou instruções com objetivo de garantir boas práticas no processo hemoterápico, visando a segurança e saúde dos pacientes.
Na quarta-feira (04), o treinamento presencial foi direcionado para os médicos residentes do HRCC. O palestrante colocou no centro da orientação a “Indicação de Hemocomponentes”, visando garantir o uso racional e criterioso do sangue, a segurança e o tratamento adequado dos pacientes, incluindo os parâmetros científicos e a legislação vigente (Portaria de Consolidação nº 05/2017 do Ministério da Saúde e a RDC 34 da ANVISA/ MS).
Mais uma vez, o médico Alfredo Boa Sorte ressaltou que a população precisa ser constantemente sensibilizada para a doação de sangue. “Reafirmamos que devido à pandemia da Covid-19, e a consequente redução do número de doadores de sangue, faz se necessário, conscientização e participação nas campanhas de doação, bem como fortalecer a nossa parceria com os bancos de sangue das nossas referências”, destacou.
Locais de doação sangue
Ilhéus: Banco de Sangue de Ilhéus, no Hospital São José – Rua Dom Manuel Paiva, Ladeira do Café, 226, bairro Teresópolis – Ilhéus / BA. Telefone: (73) 3234-5774.
Itabuna: Banco de Sangue do Núcleo de Hemoterapia da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna – Rua Antônio Muniz, 200 (Prédio Anexo ao Hospital Calixto Midlej Filho), bairro Pontalzinho – Itabuna / BA. Telefones: (73) 3214-9126 / 9127 / 9154.

 

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital