A equipe da Unidade Pernambucana de Atenção Especializada, UPAE, em Abreu e Lima, continua realizando palestras e orientando pacientes e funcionários. Recentemente a equipe multiprofissional realizou um ciclo de palestras com uma abordagem voltada para precauções no período carnavalesco e orientações sobre fibromialgia realizada pela fisioterapia Claudia Guimarães.
A fisioterapeuta destaca que a fibromialgia é uma das doenças reumáticas mais frequentes e tem um impacto significativo na estado de saúde, capacidade funcional e, consequentemente, na qualidade de vida do paciente.
“A palestra foi pensada para esclarecer sobre a doença. No Brasil, parte da população é acometida por fibromialgia, o que a torna comum. Seus principais sintomas são dor generalizada crônica, cansaço, fadiga, alterações do sono e cefaleia crônica. Para chamar de fibromialgia, a dor tem que persistir por mais de três meses e ser generalizada”, informou.
Após as palestras houve muita animação com o bloquinho UPAE que animou e descontraiu pacientes e funcionários com muita música e dança de frevo.
Sintomas da fibromialgia – Uma das características da Fibromialgia é a grande sensibilidade ao toque e à compressão de pontos nos corpos. Junto com a dor, surgem sintomas como fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada, com a sensação de que não dormiu). Quadro perfeito do estresse também. No Brasil está presente em cerca de 2% a 3% das pessoas. Por ano, a estimativa é de mais de 2 milhões casos por ano. Acomete mais mulheres que homens e costuma surgir entre os 30 e 55 anos. Porém, existem casos em pessoas mais velhas e também em crianças e adolescentes. Não é diagnosticada por meio de exames laboratoriais ou imagens.