Equipe do Hospital Regional Dantas Bião dá ênfase a projeto de humanização

Profissionais do Hospital Regional Dantas Bião (HRDB), unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) em Alagoinhas, estão ampliando cada dia mais as ações que envolvem diálogo, a escuta e o cuidado especial com o paciente, através do Projeto Humanização iniciado em janeiro de 2019. Em um ano já são inúmeros benefícios trazidos pelo projeto.

Mais do que beneficiar a integração multidisciplinar, o projeto fornece dados pertinentes que auxiliam a equipe no trato com o colega de trabalho, com o paciente, levando a uma melhoria contínua no atendimento a todos os usuários que chegam ao HRDB.

A psicóloga Jéssica Pereira informa que durante as dinâmicas desenvolvidas no HRDB, são passadas instruções do dia a dia para que aconteça uma melhor comunicação, respeito e cooperação nas tarefas diárias, afinal, o trabalho na unidade é em equipe, ou seja, todos os setores são interligados.

“A ideia do projeto veio através de algumas demandas observadas pelo setor de psicologia e pela direção do hospital. Os encontros com os colaboradores acontecem semanalmente. Ouvimos, orientamos e sempre esclarecemos que um ambiente feliz reflete na vida de todos do hospital”.

Outra ferramenta que os usuários do SUS contam é o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) que avalia o índice de satisfação, tendo como objetivo principal aproximar os usuários do SUS da equipe do hospital, primando pela excelência na qualidade dos serviços oferecidos. Por isso, a equipe do SAC realiza diariamente uma pesquisa de satisfação do cliente, para mensurar a satisfação dos usuários, identificando e mapeando os possíveis fatores de impactos negativos e positivos.

Jaciele Borges faz parte da equipe do SAC no HRDB. Ela informa que para monitorar o índice de satisfação dos usuários, a equipe realiza pesquisas com pacientes, familiares e acompanhantes, durante o período de internamento e também nas consultas no ambulatório.

“A equipe do SAC realiza pesquisas com a finalidade de avaliar o grau de satisfação dos pacientes. Dessa forma, conseguimos manter a qualidade do que for bem avaliado e os casos não tão positivos, monitoramos e desenvolvemos ações específicas para melhorar e corrigi-los”, garantiu Jaciele Gomes.

Relacionamento com o paciente

Identificar anseios e dúvidas e uma forma humanizada é essencial durante sua permanência no hospital. Por isso, os colaboradores e profissionais de saúde têm o cuidado com o paciente, ouvindo, sanando dúvidas para não agravar e gerar conflitos em seu tratamento. Essas ações têm dado certo e refletido de maneira positiva.

Joselita Silva da Paixão, 80 anos, residente em Araçás, avalia positivamente a unidade. “O atendimento é bom, com agilidade das técnicas de enfermagem, a higienização é realizada sempre, o enxoval sempre limpo. Aprovo o atendimento e digo mais, o serviço de fisioterapia e serviço social são excelentes me tratou com dedicação”.

A mesma opinião tem a paciente Grasiely de Jesus Santos, 24 anos. “O atendimento aqui é bom. A equipe de enfermagem sem comentários, todos. O serviço de nutrição tem um diferencial, sempre atende as minhas solicitações.

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