Profissionais do Hospital Regional Costa do Cacau orientam famílias e ampliam a comunicação com os pacientes

 

Geralmente, quando uma família tem um ente querido internado, muitas incertezas são enfrentadas, alterando as emoções e os ânimos dos mais próximos. Preocupação, impaciência, insegurança e medo da perda, todo esse conjunto de sensações configura esse momento difícil.

Diante dessa situação, os setores de Psicologia e Serviço Social do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, orientam familiares para melhorar o fluxo de informações entre família e paciente, resultando em uma comunicação mais objetiva.

Na admissão do paciente são colhidas informações sobre contato da família e é destacada a necessidade de um familiar de referência, responsável por receber o contato da equipe de Psicologia, diariamente, com informações gerais sobre o quadro de saúde mental e física do assistido. A equipe de psicólogos entra em contato, todos os dias, até às 18h.

O familiar de referência deve ter a responsabilidade de compartilhar as informações do quadro da pessoa internada com os demais parentes e amigos. Devido à grande demanda do hospital, fica inviável a comunicação com vários familiares do mesmo paciente.

As informações repassadas aos familiares são sobre a rotina e a situação dos pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Unidade Covid. O Serviço Social do HRCC também atende às famílias dos pacientes, com orientações e apoio para que seja realizado um atendimento humanizado. Um dos pontos fundamentais, por exemplo, é que o número fornecido para contato atenda as ligações e não seja apenas para aplicativo WhatsApp.

De acordo com Gildo Rorato, psicólogo do HRCC, caso a pessoa tenha um familiar internado e não recebe informações, deve entrar em contato direto com a unidade hospitalar. “Peço, por favor, que nos contate através dos telefones do Serviço Social para atualizar o número do familiar de referência, pelos números (73) 3235-5324 e 3235-5383”, informou.

Encontro Virtual e agendamento – Diante da pandemia da Covid-19, os acessos a determinados locais da unidade e as visitas dos familiares se tornaram limitadas. Com essa realidade, imposta pela emergência sanitária, as equipes do Serviço Social e Psicologia mediam encontros virtuais entre o paciente, equipe de saúde e família dos internados na UTI Geral e na Unidade Covid.

O Hospital Regional Costa do Cacau dispõe de uma sala estruturada tecnologicamente e com apoio de funcionários, para a realização de chamadas de vídeo com os pacientes que estão em condições de interagir, internados na UTI Geral e Unidade Covid. Durante o contato telefônico realizado pelo setor de Psicologia do HRCC, a família pode agendar um horário para vir ao hospital e interagir virtualmente com o paciente. Esses horários são agendados previamente, com a equipe de psicólogos, observando sempre as condições psicológicas do paciente e da família, também os horários disponíveis na sala de encontro virtual.

 

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital