A direção do Hospital Regional Dantas Bião, através do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), promoveu nesta quinta-feira 22, uma Atualização Científica: Fratura Exposta- Manejo e Tratamento, com o objetivo de padronizar a avaliação inicial e o atendimento do paciente traumatizado, dentro dos critérios mais avançados.
O diretor técnico do HRDB, George Brito, informou que a proposta do evento foi atualizar e treinar a equipe, visando a melhora constante na qualidade de assistência.
George Brito iniciou o treinamento com atualizações, tratando o tema de Fraturas Exposta pela alta relevância e incidência com o objetivo de manter a equipe atualizada, trazendo a academia para dentro do hospital pra gerar melhoria na qualidade do atendimento.
Para ele, as ciências médicas tem progresso constante e os profissionais do HRDB tem que estar aptos a servir à população com o melhor atendimento possível.
“É muito comum pacientes com fraturas expostas no Dantas Bião, o que acaba tornando a unidade, referência no atendimento para a região e consequentemente para a Bahia, no entanto, estamos aptos para atender porque temos uma equipe atualizada, que conta com o Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), que se dedica para manter os profissionais atualizados porque o aprendizado é diário”.
Brito sinalizou ainda que outras capacitações serão realizadas no Hospital Regional Dantas Bião, visto que o apoio da direção e empenho colabora para uma assistência eficiente.
“O Evento foi excelente, ficou claro a adesão e “fome” de conhecimento dos participantes. Trazer o conhecimento científico para os participantes, reforça o compromisso do Governo do Estado e do IBDAH com a prestação do atendimento de qualidade. Nossas Atualizações serão constantes, com temas importantes para o Dia a Dia: Emergência Neurocirúrgica, Urgência Dialítica, Emergências Pediátricas, Politraumatizados”, concluiu o diretor técnico.
Vale ressaltar que, no Hospital Dantas Bião são realizadas uma média de 280 procedimentos cirúrgicos ortopédicos, sendo 74% de média complexidade (fêmur, tíbia, entre outros), sendo boa parte desses acidentes relacionados à acidentes motociclísticos.
O Hospital é uma unidade com perfil de alta e média complexidade e nos últimos 2 anos trouxe um serviço de ortopedia de alta qualidade, realizando a grande maioria das cirurgias ortopédicas de trauma que chegam à unidade, com órteses e próteses utilizadas no grandes centros de ortopedia do Brasil e do mundo.
Avaliação – O médico Gilmar Calasans parabenizou os organizadores do evento ressaltando a importância de manter a equipe atualizada. “Foi um treinamento bastante proveitoso, foi explicado a atenção que o paciente politraumatizado deve receber do técnico, enfermeiro e médico, com novas condutas, desde a entrada do paciente no hospital, o centro cirúrgico e durante o internamento até a alta hospitalar”.
Carla Freitas garante que o treinamento promovido hoje no HRDB trouxe atualizações importantes. “Esse evento sobre o manejo e tratamento de fraturas expostas é muito valoroso para os profissionais, trouxe a possibilidade de melhorar o potencial da equipe, realizando assim, um atendimento de excelência.
A mesma opinião sobre o evento tem a psicóloga, Tifani Barbosa, psicóloga da Unidade avaliou o evento como positivo: “Excelente oportunidade de agregar conhecimento, não só profissional, mas muito útil para a vida”.