Profissionais do Hospital Alayde Costa realizam Ação Adorno Zero

 

Os colaboradores da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), em conjunto com Serviço de Controle de Infecção Hospitalar – SCIH do Hospital Alayde Costa, realizaram uma campanha:  Adorno Zero no com o objetivo de conscientizar sobre os riscos envolvidos no uso de adornos dentro de uma unidade hospitalar, principalmente na atual situação da pandemia pela COVID-19.

A enfermeira do SCHIH, Carolina Costa sinaliza que a ideia da ação surgiu a partir de discussões realizadas entre o Serviço de Controle de Infecção a equipe do Núcleo de Segurança de Paciente e Segurança do Trabalho.

“Realizamos algumas reuniões para elaborarmos ações visando garantir a segurança do trabalhador e do paciente conforme estabelecido pela Norma Reguladora número 32, então, surgiu a ideia da ação Adorno Zero que contou com o empenho e participação de todos os colaboradores do HAC”.

Importante destacar que, a NR32 trata sobre Segurança e Saúde do Trabalho em Serviços de Saúde, em especial com relação aos riscos biológicos, determina o não-uso de adornos, como pulseiras, anéis, alianças, relógios de pulso, brincos, piercings expostos, correntes, colares, presilhas e broches nos postos de trabalho.

A Norma, além de determinar procedimentos hospitalares, também rege o comportamento dos profissionais da área, indicando a obrigatoriedade do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e a proibição do uso de adornos, que podem trazer riscos biológicos de contaminação.

A ação contou também com orientações e palestras com a participação dos profissionais: Enfermeira do SCIH Carolina Costa, Rene Carvalho e Ariana Jesus técnicos de segurança do trabalho.

Ainda durante a campanha foram fornecidos aos colaboradores que estavam em uso de adornos caixas para retirar e armazenar os mesmos.

 

 

 

 

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital