Na última quinta-feira (30), o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, promoveu uma reunião científica sobre Sepse – conjunto de manifestações graves em todo o organismo produzidas por uma infecção. Na ocasião, o encontro reuniu profissionais de saúde, das equipes, pertencentes ao corpo clínico da unidade hospitalar.
A primeira palestra ministrada na reunião foi do médico Gustavo Cunha, infectologista do HRCC, que abordou os temas: “Antibiótico empírico na sepse em Unidade de Terapia Intensiva (UTI)” e “Quando pensar em microrganismos emergentes em UTI”. Em seguida o médico intensivista José Américo, diretor técnico do HRCC, palestrou sobre “Sepse em UTI”.
De acordo com o infectologista Gustavo Cunha, o foco de sua apresentação foi o paciente com infecção grave, também bactérias resistentes a múltiplos antibióticos. “Nós fizemos isso hoje, com a presença de médicos, enfermeiros, bioquímicos e farmacêuticos. A ideia da aula foi orientar os colegas, no que diz respeito ao uso adequado dos antibióticos, de acordo com os focos de infecção de gravidade dos pacientes”, destacou o médico.
Os setores e coordenações do HRCC sempre estão alinhados para oferecer, sistematicamente, treinamentos para qualificação das suas equipes de profissionais. Todas a orientações e aplicações de capacitação seguem os estudos científicos mais atualizados na comunidade médica e demais áreas de saúde, com enfoque em melhorar a assistência aos pacientes.