Na última quinta-feira (26), profissionais de enfermagem do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, participaram de uma capacitação no atendimento do paciente classificado como grande queimado.
Na ocasião, o médico intensivista Edvaldo Vieira de Campos, coordenador médico do Serviço de Terapia Intensiva do Hospital Universitário Regional de Maringá, ministrou o treinamento, via online, por meio de plataforma digital.
Durante o encontro virtual, foi abordado como tema como central os cuidados clínicos com os pacientes vítimas de queimaduras de segundo e terceiro graus, em mais de 20% e 10% da superfície corporal queimada, respectivamente, relatou a enfermeira Vânia Oliveira, integrante da Comissão de Feridas do HRCC.
“Quero destacar as orientações que recebemos sobre a monitorização do paciente queimado e como nós, da enfermagem, podemos administrar a forma mais adequada para dar o suporte necessário a pacientes vítimas de queimaduras”, ressaltou.
Mais investimento em qualificação profissional – Entre os dias 27 e 29 de setembro, a enfermeira Vânia Oliveira participou XIII Congresso Brasileiro de Queimaduras, ocorrido no Centro de Convenções de Salvador, com palestras ministradas por renomados especialistas da área, no Brasil e no exterior.
Na avaliação da enfermeira do HRCC, sua participação no evento foi muito proveitosa para sua atuação na assistência hospitalar. “Foram três dias com discussões importantes sobre interdisciplinaridade e inovação em queimaduras. Agradeço a diretoria da nossa unidade por essa oportunidade de qualificação, o que reflete na melhoria do atendimento ao paciente”, declarou.