A promoção e o cuidado com a saúde são prioridades na Unidade Pernambucana de Atenção Especializada em Abreu e Lima e agora em setembro intensifica ainda mais as ações com a prevenção contra o suicídio e pela valorização da vida, através da campanha Setembro Amarelo.
E esta segunda-feira, 09, foi um dia especial para a equipe e acompanhantes da UPAE. A equipe multidisciplinar organizou uma programação com palestras, orientações e todos receberam o laço amarelo, símbolo da campanha que busca sensibilizar sobre a importância de preservar a vida.
A psicóloga da UPAE e idealizadora do evento, Edriane Cabra, l informou que as ações sobre o Setembro Amarelo precisam ser durante todo o ano, mas, que neste mês, a atenção e os cuidados serão intensificados.
“Estamos promovendo uma série de palestras e ações durante todo mês, para falarmos de como é importante celebrar a vida e cuidar uns dos outros”, ressaltou a psicóloga.
Um dos pontos altos do evento foi a palestra do psiquiatra Adson Cordeir. Ele informou a satisfação em conversar com a equipe e público da UPAE.
“Quando a psicóloga da unidade Edriene Cabral, fez o convite para eu falar de um assunto tão delicado e ao mesmo tempo importante, aceitei imediatamente. Precisamos conversar, falar sobre suicídio, isso tem que deixar de ser um tabu. E esse ano um dos focos é o público jovem, uma vez que é preciso reforçar a importância da saúde mental como fator de desenvolvimento humano. Na medida que a gente discute essas temáticas com pessoas com idades mais jovens, estamos criando escudos para que em médio e longo prazos esses problemas sejam evitados”, disse.