Profissionais da UPA São Marcos alertam sobre a sífilis

O Núcleo de Educação Permanente ( NEP) da Unidade de Pronto Atendimento de São Marcos promoveu nesta quarta feira, 15, ações preventivas com palestra e orientações sobre a sífilis – Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum.

A ação desenvolvida por Ana Carolina Jatobá – gerente de enfermagem, Raphaela dos Santos – NEP, Tatiana Guimarães – CCIH e Maiara Santos – enfermeira objetivou alertar pacientes/ acompanhantes quanto aos riscos da doença.

A gerente de enfermagem da UPA, Ana Carolina Jatobá destaca que a sífilis é uma infecção transmitida sexualmente e pode pôr em risco não apenas a saúde do infectado, como ser transmitida para o bebê durante a gestação.

“Hoje abordamos as medidas fundamentais para a prevenção, diagnóstico e tratamento da sífilis. Nosso papel além de prestar assistência é também orientar nossos pacientes/ acompanhantes, tirar dúvidas, fazendo com que o atendimento se torne cada dia mais humanizado”.

A infecção por sífilis pode colocar em risco não apenas a saúde do adulto, como também pode ser transmitida para o bebê durante a gestação. O acompanhamento das gestantes e parcerias sexuais durante o pré-natal previne a sífilis congênita e é fundamental.

Prevenção- O uso correto e regular da camisinha feminina e/ou masculina é a medida mais importante de prevenção da sífilis, por se tratar de uma Infecção Sexualmente Transmissível.

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2017 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.