O sarampo é uma doença viral, altamente transmissível, que acomete indivíduos suscetíveis de qualquer idade e que pode evoluir com complicações graves e eventualmente fatais, principalmente em crianças menores de um ano de idade e adultos.
E para prevenir, a direção da UPA São Marcos deu início nesta terça-feira, 13, a vacinação da equipe multiprofissional.
Camila Moreira, gerente municipal, lembra que a transmissão do sarampo ocorre por dispersão de partículas virais no ar ou pelo contato direto com as secreções nasais e orais eliminadas pelas pessoas infectadas.
“A vacina contra o sarampo é a única maneira de prevenir a doença por isso é essencial que todos sejam vacinados. O indivíduo doente pode transmitir o vírus cerca de 5 dias antes a 5 dias após a erupção cutânea. Desta maneira, não é possível se determinar quando a exposição poderá ocorrer. O período entre a exposição ao vírus e o início dos sintomas (período de incubação) é de aproximadamente 12 dias (variando de 7 a 18 dias)”.
Hananda Costa falou sobre o primeiro dia da vacinação na UPA. “O primeiro dia de vacina foi intenso e percebemos a preocupação dos colaboradores em deixar o cartão de vacina atualizado, precisamos estar bem para cuidar dos pacientes que chegam aqui”, informou.