Dentro ou fora dos hospitais a música conta histórias, emociona, inspira. Ela também serve para acolher e alegrar. Visando ampliar o acolhimento, a direção da Unidade de Pronto Atendimento de Viamão, RS, está promovendo diversas atividades terapêuticas e de humanização para pacientes e acompanhante assistidos na unidade, o que têm contribuído com a promoção da saúde tornando o ambiente mais acolhedor.
E nesta quinta-feira foi iniciado o Projeto Musicoterapia como mais uma estratégia de humanização. Os músicos: Juliano da Silva Rodrigues e Marcelo Silveira de Souza foram os responsáveis por proporcionar emoção e felicidade a pacientes, familiares e funcionários.
A gerente de enfermagem Luana Oliveira informa que a política de humanização da unidade oferece um trabalho que tem mudado a rotina do paciente servindo como um mecanismo que amplia o tratamento e melhora a autoestima dos pacientes.
“A musicoterapia que estamos desenvolvendo chegou para ampliar a relação social entre paciente e equipe, e tem melhorado a autoestima de todos nós”.
Maria Antônia Santos aguardava atendimento na unidade e ficou surpresa com a presença dos músicos.
“Fiquei surpresa, emocionada e feliz, não imaginei que chegaria aqui e iria presenciar algo tão lindo. Estava ansiosa com o meu atendimento e a música me acalmou. Parabéns a todos os envolvidos nessa ação, gostei muito”.
Esta ação envolveu funcionários dos setores: recepção, sala de espera, sala de medicação, setor administrativo: Fabiana Batista da Silva (Assistente Social), Luana Oliveira Mesquita (Gerente de Enfermagem), Marcelo Dias Pereira ( NSP/CCIH) Thais Alves Trindade (Auxiliar administrativo),Deise de Andrade Lima ( Departamento Pessoal) e Marivalda Marques Moreira (Faturamento).
Importante destacar que todas as medidas de prevenção ao Covid 19 são adotadas na Unidade de Pronto Atendimento de Viamão.