Prática inovadora como a musicoterapia acolhe pacientes e acompanhantes na UPA Viamão

Dentro ou fora dos hospitais a música conta histórias, emociona, inspira. Ela também serve para acolher e alegrar. Visando ampliar o acolhimento, a direção da Unidade de Pronto Atendimento de Viamão, RS, está promovendo diversas atividades terapêuticas e de humanização para pacientes e acompanhante assistidos na unidade, o que têm contribuído com a promoção da saúde tornando o ambiente mais acolhedor.

E nesta quinta-feira foi iniciado o Projeto Musicoterapia como mais uma estratégia de humanização. Os músicos: Juliano da Silva Rodrigues e Marcelo Silveira de Souza foram os responsáveis por proporcionar emoção e felicidade a pacientes, familiares e funcionários.

A gerente de enfermagem Luana Oliveira informa que a política de humanização da unidade oferece um trabalho que tem mudado a rotina do paciente servindo como um mecanismo que amplia o tratamento e melhora a autoestima dos pacientes.

“A musicoterapia que estamos desenvolvendo chegou para ampliar a relação social entre paciente e equipe, e tem melhorado a autoestima de todos nós”.

Maria Antônia Santos aguardava atendimento na unidade e ficou surpresa com a presença dos músicos.

“Fiquei surpresa, emocionada e feliz, não imaginei que chegaria aqui e iria presenciar algo tão lindo. Estava ansiosa com o meu atendimento e a música me acalmou. Parabéns a todos os envolvidos nessa ação, gostei muito”.

Esta ação envolveu funcionários dos setores: recepção, sala de espera, sala de medicação, setor administrativo: Fabiana Batista da Silva (Assistente Social), Luana Oliveira Mesquita (Gerente de Enfermagem), Marcelo Dias Pereira ( NSP/CCIH) Thais Alves Trindade (Auxiliar administrativo),Deise de Andrade Lima ( Departamento Pessoal) e Marivalda Marques Moreira (Faturamento).

Importante destacar que todas as medidas de prevenção ao Covid 19 são adotadas na Unidade de Pronto Atendimento de Viamão.

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital