Na tarde da última segunda-feira (26), técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, participaram de uma palestra ministrada pelo médico clínico e sanitarista Alfredo Boa Sorte, habilitado em Hemoterapia pela Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (HEMOBA) e responsável técnico da Agência Transfusional do HRCC.
Durante o encontro, foram repassadas orientações sobre a melhoria na assistência hemoterápica, com abordagens de indicação de hemocomponentes, seu uso racional, ciclo do sangue e hemovigilância. De acordo com Alfredo Boa Sorte, o treinamento, sob o ponto de vista prático, ensinou todo o procedimento que deve ser realizado como preenchimento de fichas, o controle dos dados do paciente, bolsa de sangue (concentrado de hemácia, plasma fresco ou plaquetas) , que vão ser infundidos a partir desse processo de controle.
A farmacêutica bioquímica, Fraana Andrade, coordenadora operacional da Agência Transfusional do HRCC destaca que o setor tem como objetivo implementar e monitorar a atividade de hemoterapia no HRCC. “De acordo com a legislação vigente, qualquer hospital que realize acima de 60 transfusões por mês, é obrigatório ter uma agência e um comitê transfusional. Então, temos como papel promover toda vigilância e toda operação da hemoterapia na unidade hospitalar”, informou.
A coordenadora ressaltou que a agência também implementa a educação continuada. “Nós promovemos palestras, treinamentos e capacitações para que os funcionários do Costa do Cacau, enfermeiros, técnicos, médicos, assistentes sociais, psicólogos, tomem conhecimento do ciclo do sangue, desde a doação até o processo do ato transfusional e a sua vigilância, com possibilidade de existir reações adversas ou complicações após o uso do sangue que, nestes casos, notificamos a Anvisa e ao banco de sangue produtor”, explicou.
Doação de Sangue – O médico Alfredo Boa Sorte disse que o hospital está muito preocupado com a queda do número de doadores de sangue, devido à pandemia da Covid-19. “Gostaria de alertar a população que há necessidade de manter a doação de sangue, porque os problemas continuam os mesmos. O hospital continua tendo que realizar cirurgias, procedimentos, temos pacientes que são vítimas de acidentes das mais variadas formas. Temos necessidades de uso de sangue para transfusão, para salvar vidas”, enfatizou.
“Nós fazemos um apelo para toda comunidade dos municípios que são cobertos pelo HRCC, que doe sangue, seja nos bancos de sangue do Hospital São José, em Ilhéus, ou da Santa Casa, em Itabuna, no HEMOBA, em Eunápolis ou Santo Antônio de Jesus, enfim, onde tiver serviço de coleta, onde haja banco de sangue é importante a doação”, solicitou o responsável Técnico da Agência Transfusional do HRCC.