O serviço de Hemodiálise do Subúrbio em Salvador é o 34º estabelecimento habilitado pelo SUS na Bahia a realizar esse tipo de procedimento. Desde sua inauguração no Hospital Alayde Costa, em 29 de agosto, pacientes e colaboradores convivem mais entre si do que mesmo com as próprias famílias e, juntos, criam laços de amizades.
E para ampliar as relações afetivas, e já que estamos em um período propício para comemorações, o Serviço de Hemodiálise realizou momentos de confraternização para pacientes com o objetivo de descontrair o período do tratamento.
A programação no HAC foi desenvolvida pela equipe, onde as comemorações natalinas proporcionaram momentos de alegria e descontração aos pacientes, que em meio às sessões de hemodiálise participaram de bingo e sorteio de diversos brindes, além de um carinho especial dos funcionários.
O paciente, M. P. de 58 anos faz o tratamento no Centro de Hemodiálise desde a sua inauguração e garante que é muito bem assistido.
“Estou satisfeito com o atendimento, além de ser um espaço agradável, os funcionários estão atentos com todos nós. E hoje tivemos essa surpresa em comemoração ao Natal. Agradeço o carinho de todos, assim fica mais fácil realizar o tratamento, muitos aqui já considero como da minha família”.
A comemoração de Natal na hemodiálise é apenas uma das diversas ações de humanização e integração realizadas pela equipe. Durante o ano, outros eventos, estão no cronograma do Centro de Hemodiálise e Hospital Alayde Costa com o objetivo de auxiliar e amenizar o tratamento do paciente, seja com informações, orientações e até mesmo proporcionando momentos para que possam esquecer um pouco da doença.
O Centro de Hemodiálise além de realizar serviços de diagnóstico e acompanhamento, disponibiliza 35 máquinas, divididas em duas salas e com capacidade para atendimento de 260 pacientes por mês, sendo 50 deles em casa.
Importante destacar que o serviço no Centro de Hemodiálise está credenciado na rede SUS para atendimento gratuito, atendendo pacientes de Salvador e municípios do interior, o que traz mais conforto e segurança para pacientes renais, que enfrentam um processo de hemodiálise por cerca de 3 a 4 horas por sessão.
Para serem atendidos no hospital, os pacientes precisam ser regulados, através da Central de Regulação do Estado.