Pacientes da UPAE recebem atendimento multiprofissional e  tem resultados positivos com o programa pé diabético

 

 

A Unidade Pernambucana de Atenção Especializada em Abreu e Lima tem intensificado a assistência aos pacientes do programa pé diabética que foi implantado em setembro pela Secretaria do Estado de Pernambuco.

O objetivo do programa é dar resolutividade ao tratamento de pacientes que na maioria das vezes não sabem como funciona o tratamento e onde realizar os curativos.

Rebeca Felix coordenadora de enfermagem da UPAE sinaliza que o resultado tem sido bastante positivo, e em média são atendidos 100 pacientes/mês.

“Recebemos aqui pacientes que não tinham suporte e apresentavam lesões de 2, 3 e até 4 anos. A partir do momento que esses pacientem chegam aqui na UPAE, através da regulação, eles passam a ter um cuidado especial e ser acompanhado por uma equipe multidisciplinar, desde o vascular, enfermeiro, endócrino e outros.O tratamento tem tido um excelente resultado, pacientes chegam com feriadas enormes e saem com elas cicatrizadas”.

O pé diabético é uma complicação da diabetes mellitus, síndrome metabólica, que ocorre a partir de uma série de alterações nos pés de diabéticos, ocasionado por níveis de glicemia anormais, causando lesões de difícil cicatrização nos pés, que podem se expandir para os tornozelos. Infecções ou problemas na circulação dos membros inferiores estão entre as complicações mais comuns, podendo acarretar o surgimento de feridas que não cicatrizam e infecções nos pés.

Rebeca Lembra que o pé diabético é uma síndrome de causa multifatorial e multissistêmica, sendo caracterizada como uma doença silenciosa.

“Pessoas com diabetes podem ser acometidas por várias complicações, necessitando, ter um controle rigoroso dos padrões glicêmicos, da pressão arterial sistêmica, além de uma vigilância periódica aos órgãos mais sensíveis, como os olhos, os rins e o coração”, ressaltou o angiologista.

Importante destacar que a prática de hábitos saudáveis é a melhor forma de prevenir o diabetes e diversas outras complicações.

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital